Processo enológico para a vinificação

Processo enológico para a vinificação

Picking e Pressionar



Quando uvas tenham amadurecido na videira, eles são colhidos e enviados para uma adega, onde eles são lavados numa solução de dióxido de enxofre para remover bactérias, leveduras e outros microorganismos selvagens. As uvas limpas são colocadas em uma máquina de prensagem; pressão consistente em todas as uvas faz com que se rebentar. O sumo é filtrado para remover as peles de uvas que permanecem do processo de prensagem. O suco é então movido para tanques ou cubas de fermentação.

Fermentando

A levedura é adicionado ao sumo de uva em quantidades específicas correlacionados com a variedade ou espécie específica de uva. O vinho é armazenado em recipientes estanques ao ar para evitar a levedura de trabalhar muito rapidamente e manter os contaminantes para fora da mistura. A levedura é bem misturada com o suco de uva para promover ainda fermentação. A levedura se alimenta de açúcares naturais do suco e transforma os açúcares em etanol e dióxido de carbono. O dióxido de carbono, um gás, é liberada a partir do vinho através de válvulas de sentido único, mas o etanol continua a ser misturado com o vinho, dando-lhe o seu conteúdo de álcool. Alguns vinhos são armazenados em depósitos especiais de carvalho ou outras madeiras para conferir um sabor distinto para o vinho. A fermentação pode levar entre 10 dias e duas semanas, dependendo da variedade de uva, a quantidade de sumo de uvas utilizadas e a quantidade de levedura.

Envelhecimento



Vinho fermentado é filtrada para remover os sedimentos de levedura e mortos e, em seguida, deixada envelhecer durante vários anos antes do engarrafamento, de aumentar a profundidade e uma mistura de sabores. Durante este tempo, o vinho amadurece, o que significa que todos os elementos de mistura mais completa e combinar uns com os outros para criar o sabor acabado. Alguns vinhos são tradicionalmente consumido de imediato, como o Beaujolais Nouveau, que é servido no prazo de três semanas de fermentação. Outros vinhos podem envelhecer 20 anos antes de chegar a seu pico.

Engarrafamento

Depois de o vinho ter sido envelhecido, que é engarrafada em uma máquina de correia transportadora de etiquetas de fábrica e são adicionados às garrafas. Champanhe e outros vinhos de ignição, no entanto, passar por duas fases de engarrafamento. O primeiro engarrafamento ocorre quando o vinho ainda é muito novo, dentro de alguns dias de fermentação. Os frascos são armazenados com os pescoços apontada para baixo ligeiramente de modo a que os sedimentos flutuar para o pescoço. Após um período de armazenamento de dias ou várias semanas, os gargalos das garrafas são mergulhadas num banho de azoto líquido, que congela as sedimentos no interior das gargantas. Os pescoços são então quebrados, levando o sedimento congelado com eles. O vinho espumante restante é engarrafado uma segunda vez e deixada envelhecer.