Prancha de Surf Fin Facts

Prancha de Surf Fin Facts


As pranchas originais foram criados e utilizados pelos povos nativos das ilhas havaianas e foram chamados de placas gigantescas olos. Essas pranchas originais foram usados ​​para montar diretamente para a costa. Avanços no desenho de pranchas de surf no século 20 - incluindo a adição de barbatanas para o fundo das placas - habilitado surfistas de fazer muito mais do que pegar uma onda em uma linha reta.

Fins

A fin prancha geralmente é posicionado abaixo e para a parte traseira da placa. O número de barbatanas pode variar de uma única barbatana para a até cinco. O uso de barbatanas debaixo da prancha foi registrado pela primeira vez em 1934 pelo surfista Tom Blake, que decidiu adicionar uma quilha até a base da sua placa, depois de observar o uso da quilha sob um barco, Surfing Handbook relata. A quilha inicial usado por Blake era de 4 centímetros de profundidade e cerca de 1 pé de comprimento. A forma curva do moderno fin prancha foi introduzido na década de 1940 por Bob Simmons. Na década de 1980, projetos prancha de três nadadeiras foram introduzidas seguido por um projeto de cinco fin lançado na década de 1990. O desenho aleta flexível foi criada por George Greenhough e baseou-se na barbatana do atum azul.

Voltas

O projeto de um fin prancha é criada para as necessidades específicas de um piloto. Uma barbatana mais profundo permite mais manobrabilidade e curvas mais fechadas. A barbatana é medido a partir da base da prancha para a ponta da alheta. Cada barbatana é curvada para criar um ângulo medido a partir da base da prancha para a ponta da alheta. A distância das curvas aleta para trás é conhecido como o ângulo de inclinação ou de varredura. Um ancinho menor fornece menos capacidade de manobra, mas o aumento da velocidade, os relatórios de ondas de surf.

Fins removíveis

Algumas pranchas possuem barbatanas removíveis. Cada barbatana de um fin removível tem um plug fin que se encaixa em um slot na base da prancha. A barbatana é mantido no lugar na caixa de aleta por um parafuso que é apertada após a barbatana é colocado em posição. Envidraçado em aletas prancha não são removíveis.

Base de Dados

O comprimento da base de uma barbatana é o comprimento da barbatana no ponto em que intercepta o prancha. Um aumento do comprimento da base agrega maior velocidade, mas reduz a capacidade de transformar drasticamente, de acordo com ondas de surf. Pelo contrário, um comprimento mais curto de base adiciona uma maior capacidade de manobra para uma prancha de surf. O aumento da capacidade de fazer curvas fechadas foi popularizado pelo australiano Mark Richards, que usou barbatanas flexionado para se tornar campeão mundial de 1979-1982.