Peças de uma espada japonesa

Peças de uma espada japonesa


Bela e mortal, espadas japonesas capturar a imaginação de antiguidades colecionadores e artistas marciais igualmente. A história da tomada de espada japonesa remonta há centenas de anos, embora a espada samurai icônico, ou katana, não apareceu em sua encarnação atual, até o século 15. Refletindo a habilidade suprema e expressão artística que vai para eles, espadas japonesas são obras complicadas de arte funcional.

Hilt

Em espadas japonesas, o cabo foi elevada de pura função utilitária para uma exibição de riqueza e status através da sua ornamentação. O tsuba, ou protecção da mão, é uma placa metálica plana com um orifício triangular através do seu centro, destinado a ser colocado em torno do espigão, que é a parte da lâmina que se estende para o aperto. Embora ele serve a um propósito útil, o tsuba era também um símbolo de status e exibido muitas vezes a riqueza de seu proprietário através de incrustação de ouro, escultura intrincada e estilizado lacquerwork. O punho, ou tsuka, é geralmente feito de madeira de magnólia e coberto com tubarões ou raios-pele. Normalmente envolto em seda trançada, o tsuka muitas vezes era muito colorido. Outras partes menores do punho das espadas japonesas incluem o mekugi, ou peg retenção, que realizou o punho eo tang em conjunto, bem como a habaki, Seppa e fuchi, que ajudou a garantir a protecção da mão até o punho.

Lâmina

Enganosamente simples olhar, lâminas de espadas japonesas são obras complicadas de precisão magistral. Feita a partir de um tipo de aço chamado tamahagane ("jóia de aço"), espada-smiths no Japão conseguiu atingir lâminas com cirúrgicos de nitidez e grande flexibilidade. Há duas partes principais de uma lâmina de espada japonesa, o shingane, ou núcleo da lâmina, eo hadagane ou a pele da lâmina. O hadagane é uma forma altamente carbonizada e densa de aço que alcança uma vantagem excepcionalmente forte, ao passo que o shingane é relativamente baixo em carbono, menos densos e com maior flexibilidade. A ponta afiada combinada com um núcleo altamente flexível cria uma lâmina que pode suportar o choque de impacto sem quebrar. Existem várias características notáveis ​​ao longo das lâminas de espadas japonesas, tais como o hamachi (entalhes ao longo da aresta inferior), kissaki (ponta curvada) e o ha (de ponta). Muitas vezes, inscrições e trabalho do rolo intrincado foi aplicado à lâmina depois da conclusão.

Bainha

Saya, ou bainha, é considerado um componente integral de qualquer espada japonesa. Normalmente feito de madeira de magnólia finamente lavradas, a saya é então coberto com uma espessa camada de verniz preto, às vezes com uma sobreposição de velaturas vermelho ou verde. Projetado para minimizar o contato potencialmente prejudicial com a ponta afiada da espada, eles foram construídos para prender a borda um pouco mais grossa da lâmina perto do cabo suspendendo assim a ponta longe do interior. Embora a qualidade às vezes era exibido no exterior da saya, era geralmente limitado a um simples embutimento de um brasão de família ou inscrição. Simples e funcional no desenho, apenas as características notáveis ​​do Saya são o kurigata, que é um pequeno botão usado para ligar a bainha de um cinto, e a kojin, que é uma tampa metálica afixada a ponta de a saia.