Os prós e contras de patrocínios esportivos

Os prós e contras de patrocínios esportivos


Patrocínio esportivo é uma grande indústria, com as empresas a gastar milhões de dólares por ano para patrocinar atletas e equipes internacionais. Atletas individuais podem ter vários patrocinadores. Por exemplo, Tiger Woods foi dado um contrato de quatro anos de patrocínio com a Nike, em 1996, US $ 40 milhões e um contrato de 10,9 milhões dólares com a General Motors, no mesmo ano. Se é para equipes ou atletas de esportes locais ou internacionais, o patrocínio é uma faca de dois gumes.

Benefícios Reconhecimento

Patrocínio esportivo, se é por Dave Sorveteria ou Nike, rendimentos citar reconhecimento. Sempre que atletas vestindo engrenagem estampada com um logotipo, espectadores, tanto na arena e na TV, vê-lo, o que reforça a onipresença desse tipo, que produz as vendas. Por exemplo, antes de 2010, cada vez que Tiger Woods participou de um torneio, milhões de espectadores viram o logotipo da AT & T estampada em seu saco de golfe.

Reconhecimento Inconvenientes

O reconhecimento, no entanto, tem desvantagens. Se o atleta ou atletas que ostentam o logotipo se envolvido em algum tipo de escândalo, a marca que os patrocina torna-se associada a esse escândalo, que é por isso que muitas vezes as empresas deixam de patrocínio de atletas e equipes associadas com escândalo. Por exemplo, após o escândalo estourou em torno Tiger Woods, a AT & T terminou patrocínio dele para evitar a sua empresa e logotipo de ser associado com o comportamento dele.

Benefícios Dinheiro

Ao ligar seus nomes aos atletas, as empresas possuem o benefício de reconhecimento, seja local ou internacional, a um custo relativamente baixo. Este reconhecimento, muitas vezes rende lucros elevados. A idéia por trás patrocínio esportivo é que, quando os consumidores pensam, digamos, de comprar um par de tênis, o nome que vem à sua cabeça é "Nike" ou "Adidas" ou qualquer marca é anunciado pelo seu atleta ou equipe favorita.

Dinheiro Inconvenientes

Patrocínio esportivo é também um investimento financeiro arriscado. Por exemplo, BMW patrocina uma equipe de veleiro, que foi em 2007, eliminado da competição de qualificação para a Copa América, o que significa que ele não poderia participar de qualquer competição ou de qualificação na competição principal. BMW perdeu um valor estimado de 200.000 mil dólares por causa da desqualificação, segundo a imprensa alemã. Este risco é inerente. Se a equipe patrocinada ou atleta é desclassificado, não participa, ou está envolvido em escândalo, então a empresa patrocinadora pode sofrer financeiramente. E quanto maior o investimento, maior a queda financeira, se algo der errado.