Os compostos encontrados no escape dos motores diesel

Os compostos encontrados no escape dos motores diesel


Escape dos motores diesel é uma mistura de mais de 400 partículas, gases e compostos orgânicos tóxicos, resultantes da combustão de combustível diesel. Mais de 40 destes compostos foram designados como contaminantes atmosféricos tóxicos por parte do Estado da Califórnia. Muitos destes foram provados ter efeitos prejudiciais à saúde cancerígeno ou a longo prazo. Embora composto por mais de 400 produtos químicos e partículas diferentes, certos componentes compõem uma proporção maior do volume líquido do que outros; alguns outros, durante a sua presença em pequenas quantidades, são muito perigosos.

Carbono

As partículas de carbono, sob a forma de fuligem, são o principal componente do escape dos motores diesel. Estas partículas podem causar problemas respiratórios após exposição prolongada como eles podem se acumular nos pulmões. Enquanto carbono em si não é tóxico, pode obstruir os pulmões e prejudicar a função respiratória.

Dióxido De Enxofre

Minúsculas partículas de dióxido de enxofre são suportados para a atmosfera por correntes de ar, onde podem gradualmente fazem o seu caminho para altitudes mais elevadas e tornar-se suspensa em nuvens onde se misturam com o vapor de água para fazer ácido sulfúrico. Este processo é a base para a formação de chuva ácida, o que pode danificar edifícios e outras estruturas, bem como o equilíbrio ecológico virada por alteração do pH das massas de água parada e dos lençóis freáticos.

Metais Pesados

Os metais pesados, como o mercúrio, chumbo e manganês também são encontrados na exaustão do diesel. Mercúrio e chumbo são muito perigosos e acumular-se em tecidos orgânicos ao longo do tempo; exposição continuada leva a maiores concentrações destes metais no corpo e pode causar graves problemas de saúde.

Compostos orgânicos

Compostos orgânicos tóxicos, como o cianeto, o fenol, formaldeído e acetaldeído também estão presentes no escape dos motores diesel.

Monóxido De Carbono

O monóxido de carbono é um subproduto da combustão de diversos combustíveis de petróleo. É incolor, inodoro e altamente tóxicos. O excesso de exposição ao monóxido de carbono podem causar problemas respiratórios, letargia, perda de consciência e, em concentrações elevadas, a morte.