O Sea maior 13ª no Planeta

O Sea maior 13ª no Planeta


Com uma superfície de mais de 140.000 milhas quadradas, o Mar Cáspio é 13º maior mar do mundo e o maior corpo de água totalmente fechado por terra. É perto da fronteira geográfica da Europa e da Ásia, e está rodeado por Rússia, Cazaquistão, Turcomenistão, Irã e Azerbaijão. É uma área economicamente importante, lar de grandes reservas de petróleo, gás natural e várias espécies de esturjão que são a fonte de grande parte do caviar do mundo.

Pré-história

O Mar Cáspio é o resto de um antigo corpo de água conhecido como o Oceano Thetis. Cerca de 50 a 60 milhões de anos, o Oceano Thetis estava ligado ao que são hoje os oceanos Atlântico e Pacífico. À medida que os continentes se separaram, o Thetis tornou-se isolado desses oceanos e ao longo do tempo encolheu para seu tamanho atual. A história do Cáspio como parte de um grande oceano de água salgada é por isso que é um dos poucos lagos de água salgada na Terra hoje.

Batimetria

O Mar Cáspio é dividido em três regiões distintas: a do Norte, no Oriente e no Sul. O Cáspio Norte representa 25 por cento da área da superfície do mar, mas apenas 0,5 por cento do volume total, devido à sua profundidade média muito raso. O Oriente Caspian é o lar de um grande 500 metros de profundidade bacia subaquática conhecido como o Derbent Depressão. No sul do Mar Cáspio, que detém cerca de dois terços do volume total do Cáspio, profundidades pode chegar a mais de 1 km abaixo da superfície.

Vida Marinha

A maneira em que o Mar Cáspio se tornou um corpo isolado de contas de água para a natureza única de muitas de suas espécies nativas. O Cáspio é o lar de 115 espécies diferentes de peixes, mas é especialmente bem conhecido para as sete espécies de esturjão que vivem lá. Algumas destas espécies de esturjão existia 200 milhões de anos em muitos corpos de água antigas, mas são hoje exclusivo para o Cáspio. Nos últimos anos, o Don-Volga Canal permitiu esturjão do Mar Negro para se tornar hibridizada com esturjão do Mar Cáspio nativo, levando a uma perda potencial de biodiversidade.

Poluição

A poluição é um problema grave no Mar Cáspio, embora os níveis têm diminuído desde o final dos anos 1980. No Cáspio do Norte, Rio Volga da Rússia é a principal fonte de poluição. Os muitos campos de petróleo e refinarias em ou perto do mar são os principais contribuintes também. Além do petróleo, metais pesados, como chumbo e cádmio são motivo de preocupação no Cáspio. Estes materiais podem se acumular no fígado e órgãos reprodutivos de peixes e outros animais, levando a muitos problemas de saúde.