O que é uma zona intertidal?

O que é uma zona intertidal?


A zona intertidal, também conhecida como a zona litoral, é uma das três divisões que, em ambientes marinhos ecologia, compõem a área da costa e fundo do mar, entre as marcas de marés, que está submerso na maré alta e exposta ao ar na maré baixa. A área atinge a partir da costa para 600 pés, e suas divisões são a zona supralittoral, a zona litoral ea zona sublittoral.

Zona supralitoral

Esta zona, vulgarmente conhecida como a zona de respingo, é a área que só fica submerso em água nas marés mais altas. Isto significa que os organismos nesta área devem lidar com longos períodos de exposição ao ar, assim como calor, frio e chuva. Eles também enfrentam longos períodos de predação por aves marinhas e animais terrestres. A parte superior desta área pode ser identificada pelas manchas de escuro, líquenes crostas que crescem lá.

Zona Littoral

A zona litoral muda em níveis de água, pressão da água, temperatura e umidade em vários momentos ao longo do dia. A ação das ondas e turbulência de recorrentes marés, formas, falésias, lacunas e cavernas, oferecendo habitats de grande alcance para os organismos sedentários.

Zona sublittoral

A zona sublittoral se estende desde abaixo da linha da maré baixa para a borda da plataforma continental. Há uma rica variedade de vida animal e vegetal nesta zona, porque há uma abundância de nutrientes e luz solar pode chegar ao fundo.

Organismos

Os organismos são distribuídos por toda a zona entre marés com base na sua capacidade para tolerar a exposição ao ar. Na zona supralittoral organismos estão mais próximos dos penhascos e receber uma descarga de maré somente durante a maior das marés, cerca de duas vezes por mês durante o período de lua cheia e nova. Nos organismos zona litoral vai ser inundado submersos cerca de duas vezes por dia, e na zona que vai ser sublittoral submersa a maior parte do tempo. Habitantes típicos da zona intertidal incluem caranguejos, mexilhões, peixes da estrela, anêmonas do mar, cracas, chitons e muitos moluscos gastrópodes marinhos, como lapas.

Plant Life

Apesar das condições adversas e extremas de secos e molhados, a vida vegetal na zona intertidal é abundante. A maioria das plantas marinhos são uma espécie de algas, e estão ausentes de flores verdadeiras, folhas ou raízes. Em lugar da estrutura da planta normal, as algas são caracterizados por lâminas em vez de folhas, em vez de hastes poste, e holdfasts em vez de raízes. Outras plantas típicas desta zona incluem kelps, ervas daninhas remo e palmas do mar.