O que é um Toque canadense?

O que é um Toque canadense?


O tuque canadense (ou toque) é um chapéu que é utilizado no inverno para manter a cabeça quente de uma pessoa. É também um símbolo bem conhecido e icônico do Canadá que tem raízes na chapelaria frígio.

O que é um Tuque?

A tuque é um gorro de tricô. O tuque é um cônico e domed- a tampa em forma de pontudo que às vezes tem uma borla ou pompom na tampa ápice. Tuque chapéus não têm abas.

História

O tuque evoluiu de um século 12 pequenas, redondas e chapéu apertada chamado de toque. Este acessório, principalmente do sexo feminino era muitas vezes feita de veludo, seda e cetim. O tuque está relacionado com o barrete frígio usado na Frígia, região da Anatólia, que é agora, nos tempos modernos, o país da Turquia. Escravos libertados na Frígia usava o boné.

O Tuque Hoje

Tuques, caseiro ou fabricados, têm sido tradicionalmente feitos de lã, mas na contemporaneidade pode ser feita a partir de fibras sintéticas como o acrílico.

Iconografia canadense

Tuques tornaram-se um ícone do Canadá por causa dos invernos frios. A palavra tuque é a versão francesa de toque e simboliza a herança francesa do Canadá, e do compromisso do país para Inglês e inclusão bilíngue francês. Tuques, nos Estados Unidos, são muitas vezes erroneamente chamado de "esqui chapéus."

Tuques famosos

Revolucionários franceses e americanos usaram o tuque, pedindo a partir do ícone do escravo frígio liberado, como um símbolo de liberdade. O francês chamado o chapéu "bonnet de la Liberte", e os americanos chamavam o tuque "O tampão de liberdade." O tuque mais tarde foi um símbolo de guerra para o 1837-1839 Patriotes rebelião, em que os cidadãos de língua francesa de Quebec lutou contra o domínio britânico. Na década de 1960, o Quebec grupo terrorista Frente de Libertação du Quebec (A Frente de Libertação de Quebec) usou o chapéu como seu símbolo. O tuque também faz parte de um sem-teto de arrecadação de fundos anual no Canadá gerido pela Aumentar a base de telhado.

Portadores Tuque famosos

Os usuários Tuque mais notáveis ​​pode ser Bob e Doug McKenzie do "SCTV" show de comédia. Interpretado por Rick Moranis e Dave Thomas, os personagens eram uma paródia de "hosers", ou o equivalente canadense do que nos Estados Unidos seria chamado de preguiçosos do sexo masculino. Outros usuários Tuque famosos são biólogo marinho Jacques Cousteau e cantor Michael Nesmith dos Monkees.