O que é um fogão Primus?

O que é um fogão Primus?


O fogão de pressão de parafina (querosene) foi inventado pelo sueco Frans Wilhelm Lindqvist em 1892 A empresa criada para fabricar o aparelho foi chamado Primus, a palavra latina que significa em primeiro lugar. Fogão Primus rapidamente entrou no uso comum. No entanto, outras empresas também produziram este tipo de fogão.

Tanque de combustível de pressurização

O tanque de combustível é pressurizado usando o mecanismo de bombeamento do fogão. A forças querosene para fora do reservatório e ao longo do tubo de subida. Álcool desnaturado no copo espírito abaixo do queimador pré-aquece os tubos do queimador.

O Burner

Uma vez que os tubos do queimador atingir uma temperatura suficientemente alta, uma pulverização fina de parafina gás quente é emitido através do jacto central sobre o queimador. Ar se mistura com o gás e o anel de chama do fogão força o gás para um círculo.

Burner Noise

Primus queimadores do fogão tem um ruído característico, familiar para gerações de usuários, que ganhou lhes o título de "roarer."

Campistas e Explorers

O uso distintivo de uma bomba à luz um desses fogões tem sido familiar aos campistas e alguns dos exploradores mais famosos do mundo por mais de um século. Roald Amundsen usou um durante a sua viagem para o Pólo Sul, e Sir Edmund Hillary incluídos os fogões em equipamento para a sua subida ao Monte Everest.

Outros fabricantes

Outros fabricantes de parafina (querosene) fogões de pressão estão espalhados por todo o mundo e incluem Meva da Tchecoslováquia, Metacel da Austrália, Petromax da Alemanha e Hipolito de Portugal.