O que é a corda de escalada Made Of?

O que é a corda de escalada Made Of?


Corda de escalada é normalmente feita de nylon e consiste em duas partes: uma bainha e um núcleo. Este tipo de corda é referido como kernmantle. Existem duas categorias principais de uma corda kernmantle, tendo muito pouco alongamento e o outro tendo até 10 por cento de estiramento, dependendo do processo de entrançagem.

Corda de escalada de hoje



As cordas utilizadas para escalada são feitos principalmente de nylon, poliéster, embora possam ser usados ​​também. Nylon substituído Manila e cânhamo na década de 60, como era mais leve, mais forte e capaz de absorver maior força. Cordas de escalada hoje pode conter até 5.000 lbs. e absorver a força de um escalador caindo, evitando possíveis lesões.

Construção de Corda Moderna



Corda de escalada moderna é conhecido como kernmantle. Isto refere-se à maneira como ele é construído, com um núcleo interno e uma bainha exterior. O núcleo é a parte forte de absorção de força da corda. É feito de fibras que são entrançados em cordões, que são por sua vez entrançada em bancadas maiores. A bainha é um tecido de cobertura que protege o núcleo. É resistente à abrasão e tem um tecido fino para manter a sujeira e partículas afiadas para fora. A bainha pode também ser tratada de modo que é água ou resistente ao calor, e algumas cordas para uso marítimo mesmo ter uma bainha de modo a corda flutuante irá flutuar.

Dois tipos de kernmantle Corda

Existem muitos tipos de corda kernmantle para disciplinas e aplicações específicas. Escalada Recreativa, acesso por corda industrial, incêndio e salvamento, e passeios de barco todos exigem características diferentes das cordas. No entanto, toda corda kernmantle estará de acordo com a mesma construção básica, e vai cair em uma das duas categorias principais.

Corda Estática



O primeiro tipo é chamado estático. Essas cordas esticar muito pouco, e são utilizados para rapel, rigging, salvamentos, transporte e até mesmo subir a própria corda. É ideal para situações em que a corda vai suspender a carga de forma contínua.

Corda dinâmica



O segundo tipo é chamado dinâmica. Este tipo de corda vai esticar até 10 por cento da sua extensão e absorver um pouco de força. Cordas dinâmicas são usadas em situações em que um alpinista ou trabalhador pode cair. O alongamento da corda vai parar a queda lenta e amortecer o impacto, semelhante à forma como um trampolim iria amortecer uma queda e uma calçada não.

A diferença entre estática e dinâmica



Ambos corda estática e dinâmica são feitas a partir do mesmo material e têm construção similar. Na verdade, é quase impossível dizer a diferença só de olhar. A única diferença é que em cordas estáticas, o núcleo é trançado sob tensão, e em cordas dinâmicas o núcleo é deixado relativamente solta.