O Movimento Hamas

O Movimento Hamas


Hamas é um movimento militante palestino ativo na Faixa de Gaza. Em árabe, a palavra "hamas" significa zelo, mas também é um acrônimo para "Harakat al-Islamiya al-Muqawama", que se traduz como o Movimento de Resistência Islâmica.

Fundação

Hamas foi fundada em 1987 após o levante palestino contra Israel na Cisjordânia e em Gaza. Ele baseou-se em uma rede pré-existente de atividade islâmica na área conhecida como a Irmandade Muçulmana, mas afastou-se da postura não-violenta que de rede.

Estrutura

Hamas tem dois elementos principais. Seu braço militar tem sido responsável pela violência dirigida contra Israel desde 1993, incluindo ataques com foguetes, dispositivos explosivos improvisados ​​(IEDs) e o uso de homens-bomba. A ala política se envolve em atividades não-violentas, incluindo escolas e instituições de caridade em execução.

Eleição

Em 2006, o Hamas ganhou uma maioria decisiva nas eleições parlamentares palestinas, fazendo com que o movimento do governo de facto em Gaza. Muitos membros da comunidade internacional se recusou a reconhecer o Hamas, a menos que o movimento cumpridas uma série de exigências, levando a um embargo internacional que provocou uma grave deterioração nos padrões na Faixa de Gaza vivem.