O Efeito do Treinamento Desportivo na contagem de glóbulos vermelhos

O Efeito do Treinamento Desportivo na contagem de glóbulos vermelhos


Atletas estão constantemente colocando seu corpo através de rotinas de exercícios de alta demanda, empurrando seus músculos para os limites da respiração aeróbica. Quando você coloca grandes exigências sobre seus músculos, eles rapidamente usam o oxigênio fornecido pelo sangue, neste momento eles trocam a anaeróbica, ou sem oxigênio, a respiração. A condição de o teor de oxigénio diminuiu no tecido é conhecida como hipoxia. Os atletas frequentemente experimentam episódios de hipoxia durante o exercício, o que em última instância desempenha um papel no desenvolvimento de células sanguíneas vermelhas, ou hemácias.

Efeitos da hipóxia

Baixos níveis de oxigênio no sangue não é uma situação sustentável. Existem sensores localizados em seu rim projetado especificamente para detectar o nível de oxigênio no sangue. Quando os níveis de oxigênio no sangue cair significativamente, essas células em seu rim vai responder pela produção de uma molécula conhecida como eritropoietina.

Efeitos da eritropoietina



Seu corpo responde às demandas altamente aeróbicos que você coloca nele


Atuando como efetor no sistema de captação, eritropoietina viaja no sangue longe dos rins e atua para aumentar a produção de glóbulos vermelhos. A molécula tem o seu efeito na medula óssea, a origem de eritrócitos, através da indução da proliferação destas células especializadas transportando oxigénio. A lógica para esta resposta reside na esperança de que através do aumento da massa de glóbulos vermelhos, a capacidade de transporte de oxigénio do sangue vai ser suficiente para combater a hipóxia.

Evidência

Se você considerar outros exemplos de condições de hipóxia você vai ver a ligação entre baixos níveis de oxigênio no sangue e aumento da eritropoietina. Por exemplo, em pacientes com DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crónica, a sua capacidade para saturar o sangue com oxigênio é significativamente prejudicada por causa de doença pulmonar. Isto conduz a um estado crónico de hipoxia, ou baixo teor de oxigénio, nos seus tecidos. Isto também conduz a um aumento da produção de eritropoietina, bem como o aumento de acompanhamento na contagem de glóbulos vermelhos. O mesmo processo está em ação em atletas, no entanto, a causa raiz da hipóxia é diferente.