Mauna Loa e como ela foi feita

O que é o Mauna Loa?

Mauna Loa, "longo montanha, \" é o maior vulcão do mundo. Quando medido a partir de sua base abaixo do nível do mar, Mauna Loa é, na verdade, mais de três quartos de uma milha mais alto do que o Monte Everest. Mauna Loa é um dos cinco vulcões principais do Havaí que compõem a cadeia de ilhas do Pacífico. Ele entrou em erupção mais de 700.000 anos atrás, mas a partir de 2009, o vulcão tem estado inativo por 25 anos.

Começo pré-históricos: Formação de Sub-Sea

Mauna Loa foi originalmente formada profundamente sob o Oceano Pacífico por magma quente profunda abaixo da superfície da terra. Um ponto quente vulcânico de 80 milhões de anos de idade, 3.600-milha de largura existe abaixo da cadeia havaiana de vulcões, e Mauna Loa é um dos cinco vulcões havaianos alimentados por este ponto quente. À medida que a lava entrou em contato com o Oceano Pacífico, arrefecido e endurecido. Ao longo do tempo, os depósitos de lava aumentou o nível do chão até um oceano mar montagem formada. Como lava construído por centenas de milhares de anos, o monte eventualmente quebrou a superfície do oceano e formou uma ilha.

Acima-Sea Formação

Cerca de 400.000 anos atrás, o primeiro-água acima da terra massa de Mauna Loa apareceu acima da superfície do Oceano Pacífico. Mauna Loa é considerado um "escudo" vulcão, \ "o que significa que foi formado a partir de lava que escorre lentamente a partir de fissuras na terra. Isso é diferente de vulcões da cascata, que pode atirar violentamente para cima com pouco aviso, como Mt. Etna ou Mt . St. Helens.

Atividade recente Seismic

Mauna Loa é o lar de vários pontos quentes, ou lugares onde uma abundância de calor é centrado em um único local. Dentro dos últimos 100 anos, os fluxos de lava Mauna Loa ter causado vários eventos catastróficos na ilha. Em 1926, a aldeia de Ho ?? p? Loa Makai foi destruída quando a maior erupção na história recente ultrapassou a área. Em junho de 1950, na aldeia de Ho? Okena Mauka também foi destruído de maneira semelhante. Erupções em 1975 e 1984 foram significativos, embora eles causaram muito menos danos do que eventos passados.

Em 2002, a inflação aumentou sísmica ao longo das paredes de Mauna Loa abaixo da superfície. Em julho de 2004, vários terremotos profundos começou, com duração até o final desse ano. Para as três primeiras semanas, um terremoto foi relatado diariamente eo número aumentou de forma constante até dezembro de 2004, quando eles terminaram.