Lista de Códigos de avião

Lista de Códigos de avião


Os números e letras muitas vezes intrigantes combinações encontradas em reservas aéreas e etiquetas de bagagem são determinados por duas organizações: a Associação Internacional de Transporte Aéreo e da Organização da Aviação Civil Internacional. Códigos como AA, 4F e ORD são usados ​​não apenas para identificar as companhias aéreas específicas, mas também destinos e tipos de aeronaves.

Códigos IATA

Códigos IATA constituído por duas letras, ou uma letra e um número, que identificam as companhias aéreas específicas. Às vezes, as letras refletem o nome da companhia aérea, tais como AA para a American Airlines. Outros códigos parecem ter pouca conexão com a companhia aérea, tal como 4M para Lan Dominica e 5F para Arctic Circle Air Service.

Códigos ICAO

Códigos da ICAO consiste em quatro letras que indicam a cidade de partida ou o destino de uma aeronave. Por exemplo, o código para um vôo para Serka, Afeganistão, é OASK. As duas primeiras letras são a designação do código para o Afeganistão. O SK representa a cidade de Serka. Em certos países, as letras de código representam províncias individuais ou estados. Por exemplo, um voo para Fairbanks, Alaska, seria codificada PAFA. O PA representa Alasca e FA é a designação para Fairbanks.The ICAO tinha 4.723 códigos únicos em outubro de 2010.

Outros Códigos

A IATA também emite códigos de três letras para identificar cada aeroporto. Muitos são baseados em nome de uma cidade. O código para Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, por exemplo, é ATL. Mas outros não têm nenhuma conexão óbvia a uma cidade. Por exemplo, o código para o Aeroporto Internacional de Chicago O'Hare é ORD. Os viajantes ver os códigos em suas etiquetas de bagagem, mas eles também são usados ​​em comunicações de rádio dos pilotos. A IATA e ICAO também emitir códigos para tipos de aeronaves. Por exemplo, o código IATA para um Airbus A-340-600 é 346. O código ICAO para a aeronave A346 é.