Jogos Asiáticos Copa

Jogos Asiáticos Copa


A Copa da Ásia é o campeonato de futebol continental a segunda mais antiga do mundo. Foi realizado pela primeira vez em 1956 e é aberto a todos os membros da Confederação Asiática de Futebol. O torneio é realizado a cada quatro anos, a ter lugar um ano após a Copa do Mundo. Condizente com a sua posição como o principal torneio de futebol para jogadores asiáticos, alguns jogos fascinantes ter ocorrido na Copa da Ásia ao longo dos anos.

Japão 1, Austrália 0 (2011)

O torneio Copa da Ásia de 2011 foi realizada no Catar e foi visto por alguns como um "teste" para hospedagem do Catar da Copa do Mundo de 2022. A final do concurso de 2011 foi entre Austrália e Japão. Esta foi a segunda vez que a Austrália tinha jogado na Copa da Ásia, tendo ingressado na Confederação Asiática de Futebol em 2007. Japão venceu com um gol na prorrogação do atacante Tadanari Lee, que estava fazendo sua segunda aparição internacional.

Iraque 0, Coreia do Sul 0 (2007)

A Copa da Ásia de 2007 foi o primeiro torneio em que a equipe nacional iraquiano jogou após a queda de Saddam Hussein. Visto como um outsider por muitos, a equipe venceu o evento, em grande parte graças ao artilheiro do torneio e MVP, Younis Mahmoud. Nas semifinais, o Iraque jogou a um empate 0-0 com a Coreia do Sul e venceu por 4-3 nos pênaltis. Kim Jung-Woo perdeu o pênalti decisivo coreano. Mais de 50 civis iraquianos foram mortos em atividade terrorista dirigido celebrações pós-jogo. Iraque passou a bater a Arábia Saudita nos últimos quatro dias depois, com Mahmoud marcando o gol em uma vitória por 1-0.

Japão 3, China 1 (2004)

A final da Copa da Ásia 2004 foi marcado por tumultos por fãs chineses após a sua equipe perdeu para o Japão. O tumulto foi em parte devido a tensões históricas entre as nações e às chamadas polêmicas feitas por árbitros no jogo. China sediou a Copa da Ásia pela primeira vez em 2004, e do Japão ganhou o torneio pela terceira vez. Metas do Japão no jogo foram marcados por Takashi Fukunishi, Koji Nakata e Keiji Tamada. Li Ming marcou para a China.

Japão 8, Uzbequistão 1 (2000)

Do Japão 8-1 vitória sobre o Uzbequistão, em um jogo de primeira rodada durante a Copa da Ásia de 2000 marcou uma das maiores margens de vitória na história do torneio. Dois jogadores japoneses, Akinori Nishizawa e Naohiro Takahara, marcou três gols cada, um feito inédito no torneio. Os outros gols japoneses foram marcados por Hiroaki Morishima e Hideaki Kitajima. Japão passou a ganhar o torneio.