Informações Históricas sobre Piedmont na Geórgia

Informações Históricas sobre Piedmont na Geórgia


A Geórgia Piedmont é a área geológica residem entre as montanhas Blue Ridge e do Alto Planície Costeira. O Piemonte transborda os limites estaduais da Geórgia, na verdade, que compreende 1400 km da parcela do sudeste e meio-Atlântico dos Estados Unidos.

Boundaries

A fronteira sudeste do Piemonte é chamada a linha de queda. Visível a partir deste ponto é a diferença gritante entre rochas cristalinas do Piemonte e as rochas sedimentares que marcam o início do Atlântico Planície Costeira. Na Geórgia especificamente, os rios começam início na fronteira noroeste, ou as montanhas Blue Ridge, subindo na área de Piedmont, então flui sudeste para os solos arenosos da planície costeira.

Geologia

O fim do período Cambriano, cerca de 500 milhões de anos atrás, viu a ascensão das Montanhas Apalaches, ea formação de saprolito, ou uma camada de rocha decomposta, formando a cor de barro vermelho inesquecível da Geórgia solo, e as montanhas que moldá-la. Atividade vulcânica adicionais criou os xistos, anfibolitos e migmatitos que se encontram debaixo da paisagem ondulante, cortadas por granito plutons tais como Stone Mountain, bem como trazer à tona os veios de ouro responsáveis ​​pela corrida do ouro dos anos 1800.

Influenciar História da Geórgia

Onde as duas regiões geográficas atender, os colonos encontraram áreas cheias de cachoeiras e corredeiras, interrompendo o movimento. Isso criou a necessidade de construir fortalezas e armazéns, e estimulou o desenvolvimento urbano em geral. Evidência deste impacto é encontrado na criação de cidades georgianas da Augusta, Macon, e Columbus.