História do futebol gaélico

História do futebol gaélico


Futebol gaélico é um esporte campo popular jogado na Irlanda. Tem sido descrito como uma mistura entre o rugby eo futebol. Os jogadores marcam pontos por chutar a bola para a rede ou por cima do travessão e através dos pilares.

História

Na Irlanda, o futebol foi mencionada pela primeira vez em 1308 em um jogo em Newcastle, County Dublin. Ele foi novamente mencionado no 1527 Estátua de Galway. O primeiro jogo inter-condado foi em 1712 entre Meath e Louth.

Corpo Governante

O corpo diretivo para o futebol gaélico é a Gaelic Athletic Association (GAA). Foi formada em 1884 por nacionalistas irlandeses "que tiveram a clarividência de perceber a importância da criação de uma organização nacional para reviver e nutrir, passatempos tradicionais indígenas", de acordo com a GAA.

Geografia

Futebol gaélico é jogado principalmente na Irlanda. O campeonato All-Ireland consiste em equipes de cada um dos 26 condados República da Irlanda e os seis condados da Irlanda do Norte. O esporte também é jogado em bolsos no exterior em sua maioria por pessoas de ascendência irlandesa.

Significado

Futebol gaélico teve um papel durante um evento importante na Guerra da Independência da Irlanda. Em 21 de novembro de 1920, o Black and Tans - uma unidade do exército britânico - entrou em um jogo entre Dublin contra Tipperary e matou 13 pessoas. O evento foi chamado de "Bloody Sunday".

Fun Fact

O 1947 All-Ireland final foi realizada em Nova York, em terras do polo como Cavan venceu Kerry. O jogo foi jogado após um sacerdote exilado supostamente escreveu uma carta apelando ao Congresso GAA que os imigrantes irlandeses em Nova York deve ver um jogo ao vivo. A carta foi provado ser uma farsa, mas o jogo ainda continuou, de acordo com a GAA.