História de Uruapan, Michoacan

Uruapan encontra-se a cerca de 100 milhas para o interior da praia resorts de Ixtapa e Zihuatanejo, na costa do Pacífico do México. A sua localização e ricos solos montanhosos torná-lo um paraíso subtropical que é um alívio das praias crepitante para o oeste. O nome da cidade é dito significar "o lugar onde as flores florescem" na antiga linguagem, pré-colombiana dos índios Purepecha, e história da cidade está intimamente ligado à terra em torno dele.

Origens antigas

Os índios Purepecha, chamados os Tarascans pelos espanhóis, foram conhecidos por suas habilidades artísticas, e é um centro de Uruapan célebre para a arte popular, nomeadamente utensílios de laca. Bandejas de madeira trabalhada, tigelas e móveis são pintadas e revestidas com camadas de verniz, criando coloridos, intrincados desenhos. Alguns especialistas acreditam que o Purepecha pré-colombiana teve contato com exploradores chineses que trouxeram a arte asiática da laca para o México, mas outros dizem que o Purepecha desenvolveu suas próprias técnicas de laca.

Exploração Espanhol

O monge franciscano Fray Juan de San Miguel chegou na área em 1532, e ao longo dos próximos dois anos construiu uma missão onde a cidade está agora. Os franciscanos também construiu o que é reivindicada a ser o primeiro hospital que serve as populações indígenas no México, apelidado de La Huapatera. O edifício agora é dedicada a mostrar rica arte popular da região. Todos os anos, na primavera, o Museo de los Pueblos Cuatros, como o hospital é agora conhecido, abriga uma grande "Tianguis" (mercado indiano) na praça adjacente.

Abundância

O solo fértil da região atraiu colonos espanhóis nos séculos XVII e XVIII que cultivavam grandes áreas para crescer cana-de-açúcar. Política, revolução eo colapso dos preços de cana-de-açúcar no final do século XIX levou ao rompimento de muitos dos grandes fazendas do México com o seu sistema de peonagem que mantinham trabalhadores em escravidão virtual. Mas Uruapan reviveu sua indústria agrícola e agora é um dos principais produtores de abacate, além de frutas tropicais como banana, mamão, frutas cítricas e nozes de macadâmia.

Têxteis Revived

Uruapan também se tornou um centro têxtil no século XIX, mas a indústria sofreu como materiais mais baratos e de trabalho em outras partes do mundo posou competição. Expatriados e os amantes da arte popular da região americanas reavivou a fábrica têxtil do século XIX movido a água, a Fabrica San Pedro. Os teares uma vez foram abastecidos pelas águas do Rio Cupatitzio, eo edifício foi cuidadosamente restaurado. A fábrica produz tecidos de alta qualidade e mostra o melhor da arte popular de Uruapan.

Jóia escondida

Escondido em um canyon - uma "barranca" - dentro da cidade é o jardim de Uruapan famoso botânico, o Parque Nacional Eduardo Ruiz, também conhecido como o Nacional Barranca de Cupatitizio. O parque é nomeado em honra de um historiador do século XIX observou e morador da cidade. O Rio Cupatitzio - o "rio que canta" - aumentos de várias nascentes dentro do parque, e os motivos são preenchidos com as flores abundantes e plantas que dão Uruapan sua reputação como um Éden botânico.

Birth of a Volcano

Em 1943, a apenas 20 milhas a noroeste da cidade, um fazendeiro estava arando seus campos quando houve uma erupção de lava nas proximidades de baixo da superfície. Durante nove anos, a lava irrompeu do solo, enterrando a aldeia de San Juan Pargaricutiro exceto para o campanário da igreja que agora está na planície de lava. O que os moradores testemunharam foi o nascimento ea morte de um vulcão, chamado Paricutin, ea criação de montanha mais jovem do mundo.

Celebrações

Ao longo do ano, a cidade celebra suas origens com várias festas religiosas, nomeadamente a Festa de San Francisco em outubro; fiestas animadas com danças folclóricas e fogos de artifício para comemorar o Dia da Independência mexicana, 15 de setembro; e abundância natural da região com um festival ambiente nos jardins Ruiz e um festival de abacate em novembro. A gastronomia da região é exibido diariamente no Mercado Antojitos, o "mercado lanche" por trás La Huapatera.