Hidrografia na Escandinávia

Hidrografia na Escandinávia


Escandinávia é uma região étnica e geográfica distintamente isolada localizada no norte da Europa, que abranja toda a península escandinava. É composto por Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca. As formações mais interessantes e proeminentes na Escandinávia incluem montanhas, fiordes, vales e geleiras.

Montanhas

As montanhas escandinavas executar toda a Noruega, a Suécia ea Finlândia. Esta cordilheira é muitas vezes referida como "The Keel," porque se assemelha a quilha de um barco. A maioria das montanhas no Keel estão em torno de 3.000 a 6.000 pés, embora o pico mais alto, Galdho Peak, atinge até 8.100 pés. Os picos mais altos são na sua maioria situados na Noruega. A maior parte da cadeia de montanhas escandinavo é preenchido com glaciares e campos de gelo.

Fiordes

Os fiordes noruegueses são uma das mais belas formas de relevo na Península Escandinava. Fiordes formar por causa das atividades glaciais, conquistando um corpo de água cercada por falésias altas e montanhosas lados íngremes. Fiordes da Noruega incluem o Romsdalsfjord, Fiorde de Geiranger, eo Sognefjord. Romsdalsfjord e Geirangerfjord tem penhascos íngremes nevados e costas verdes, enquanto o Sognefjord é o maior fiorde na Noruega.

Vales

Apesar de a Noruega está repleta de fiordes e montanhas, a maioria da Escandinávia também tem vales. Vales são planícies e planícies entre montanhas e colinas, geralmente situadas perto de um rio ou de um corpo de água. Na Suécia, vales bem conhecidos incluem Lapporten, Rapa e Tarfala Valley. O Vale Tornio é um vale glacial localizado entre as fronteiras da Suécia e da Finlândia.

Geografia vulcânicas e de geleiras

A região vulcânica na Islândia torna-se um outro acidente geográfico localizado na Escandinávia. A Islândia é uma ilha repleta de áreas vulcânicas ativas, proporcionando um acidente geográfico único, feito de lava, semelhante ao processo que criou as ilhas havaianas. Em média, pelo menos um vulcão entra em erupção a cada cinco a 10 anos.

Geleiras enormes, também pode ser encontrado em ilha. As geleiras são uma combinação de rochas, o solo, a neve eo gelo que se formam em lugares onde o gelo se acumula porque a neve que derrete é muito menos do que a neve que se forma. Embora a Islândia está cheia de vulcões, cerca de 11,5% de sua área de terra é coberta com gelo glacial.