Frutas e vegetais: Armazenamento de Carbono Dióxido

Frutas e vegetais: Armazenamento de Carbono Dióxido


Conservação de alimentos é destinado principalmente a minimizar deterioração de alimentos causada devido por microorganismos. Itens de alimentos perecíveis, como frutas, legumes e grãos precisa de técnicas especiais de armazenamento, para aumentar sua vida útil. Os avanços tecnológicos têm levado ao desenvolvimento de vários processos de conservação de alimentos e técnicas que utilizam o dióxido de carbono. Estes incluem congelamento criogênico, atmosferas controladas e embalagem em atmosfera modificada.

Conservação de alimentos e Validade

Frutas e legumes, sendo composta por materiais orgânicos, são perecíveis e têm uma vida útil limitada. O termo "vida de prateleira" é o intervalo de tempo entre as frutas e legumes momento são arrancadas para o momento em que eles estão aptos para o consumo. Eles passam por mudanças permanentes com o passar do tempo, após o qual, eles não são mais considerados aptos para comer. Usando processos de conservação de alimentos ajuda a aumentar a vida útil dos alimentos.

Fatores responsáveis ​​pela deterioração

Os factores responsáveis ​​pela deterioração de frutos e vegetais variam com as condições de armazenamento. Os principais fatores que afetam a deterioração dos alimentos incluem atividade de água, exposição à luz e oxigênio, pH, temperatura e produtos químicos inerentes ao item alimentar. Muitas vezes, vários fatores atuam em conjunto e os resultados impacto cumulativo em completa decadência do item alimentos.

Criogénicos Freezers

Congelamento criogênico é um método relativamente novo de conservação de alimentos. Neste método, o alimento é exposto aos gases liquefeitos, tais como dióxido de carbono e de azoto a uma temperatura abaixo de -76 graus Fahrenheit (--60 graus Celsius). O dióxido de carbono na forma liquefeita é pulverizada sobre os alimentos para a preservação. Durante o congelamento criogénico, cerca de metade dos sólidos sublima de dióxido de carbono no estado gasoso. O calor necessário para converter dióxido de carbono sólido no gás é traçada a partir dos itens alimentares, arrefecendo-os assim mais longe no processo. Os freezers criogênicos são de tamanho pequeno e portátil. Eles são ideais para o armazenamento e transporte de produtos frescos a partir dos campos para as unidades de embalagem.

Atmosfera Controlada

Atmosfera controlada (AC) é outro método que usa o dióxido de carbono como um dos conservantes. Aqui, as frutas e os vegetais são armazenados em condições específicas reguladas pela baixa temperatura, nível de oxigênio e dióxido de carbono a alta umidade. Em particular, a concentração de dióxido de carbono é reduzido e que de oxigénio é aumentada. A comida é preservado através da supressão da acção da hormona de etileno, que desempenha um papel importante no amadurecimento de frutos e vegetais.

Um outro processo semelhante para a atmosfera controlada é embalagem em atmosfera modificada (MAP), onde a atmosfera gasosa é modificada, enquanto a embalagem de alimentos para retardar o processo de amadurecimento. O método utiliza polietileno de baixa densidade como material de embalagem.

Os níveis de dióxido de carbono

Os processos de conservação de alimentos com base no nível de dióxido de carbono usar a propriedade que aumenta o nível de dióxido de carbono diminui a concentração de etileno. Os níveis de dióxido de carbono enriquecidos reduzir significativamente a respiração, dificultar amolecimento textural e abrandar os processos biológicos associados com o amadurecimento. Para usar esses métodos de preservação, determinar os níveis de tolerância específicos de frutas e legumes. Por exemplo, para o CA preservação de abacate, o nível óptimo de oxigénio é duas a três por cento e o dióxido de carbono é de três a 10 por cento. Da mesma forma, o MAP requer 3-8 por cento de dióxido de carbono e 2-5 por cento de oxigénio para o armazenamento de frutas e vegetais. Não há uma definição adequada para todos os tipos de produtos, e do nível de dióxido de carbono é determinado com base no estágio de maturidade, o cultivo de padrões e condições ambientais na região.