Fatos Sobre o Mar Báltico

Fatos Sobre o Mar Báltico


O mar Báltico é um mar interior no norte da Europa cercado pela península escandinava, as ilhas da Dinamarca e do continente europeu. O mar Báltico é dito ser a maior extensão de água salobra do mundo, o que significa que a sua água tem mais dissolvido teor de sal que a água doce, mas menos do que a água do mar. A bacia contendo o Mar Báltico foi criado pela erosão glacial durante os períodos da Idade do Gelo longo prazo.

Nome



O mar Báltico é comparado a um cinto devido à forma em que se estende através da terra.


O Mar Báltico (Mare Balticum) foi nomeado pelo cronista alemão Adam de Bremen, no século 11, possivelmente a partir do equivalente Latina ("balteus"). A referência da correia aplica ao modo no qual as águas do mar Báltico esticar através da terra. Na Idade Média, o mar era conhecido por muitos nomes diferentes; foi só no século 16 que o nome "Mar Báltico" tornou-se predominante.

História



O período de dominação Viking é conhecido como a Era Viking.


No início da Idade Média, as fronteiras do Mar Báltico foram os locais comerciais dos escandinavos Vikings. Batalhas com tribos Wendish (povos eslavos proveniente da costa sul do mar Báltico) para o controle do mar seguido, com os Vikings dominando.

No século 12, a pirataria Slavic intensificou antes de a Dinamarca finalmente assumiu o controle sobre a maioria dos litorais do mar. Durante os séculos seguintes, através de muitas guerras, o controlo do Mar Báltico passou entre a Suécia, Alemanha, Rússia e Polónia.

Geografia



O Mar Báltico faz fronteira com muitos países europeus


A periferia do Mar Báltico é composta dos litorais da Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Alemanha. A área mais ao norte é chamado de Bótnia Bay. O norte do Mar Báltico fica entre a área de Estocolmo da Suécia, Estónia e sudoeste da Finlândia. A Baía de Kiel é a parte mais ocidental do Mar Báltico. Os três estreitos dinamarqueses (o Grande Belt, o Pequeno Belt e do Som) ligar o mar Báltico a Kattegat e Skagerrak Bay estreito do Mar do Norte.

Dimensões



Metade dos gelos do mar Báltico sobre no inverno


O mar Báltico é cerca de 1.000 milhas de comprimento, 120 milhas de largura e tem uma profundidade média de 180 pés. A profundidade máxima é de 1.506 pés do lado sueco. A área da superfície do mar Báltico é de aproximadamente 145.522 milhas quadradas e seu volume é de aproximadamente 5.040 metros cúbicos. As medidas de circunferência de costa em torno de 4.968 milhas. Durante os meses de inverno, cerca de metade da superfície do mar Báltico é completamente gelado.

Vida Selvagem



O selo cinzento do Báltico é uma espécie em extinção


Extensa industrialização dos países ribeirinhos do Mar Báltico século 20 levou a um enorme declínio na vida selvagem do mar. Muitas de suas espécies estão ameaçadas de extinção, como a foca cinzenta do Báltico, mas o trabalho principal da conservação está em curso para proteger estas e outras criaturas do mar Báltico. A cisne muda (Cygnus olor) é a maior ave encontrada no mar Báltico. Botos e golfinhos podem ser encontrados nas águas dinamarquesas do mar Báltico.