Fatores que indicam uma erupção iminente de um vulcão

Fatores que indicam uma erupção iminente de um vulcão


A atividade vulcânica se revelar difícil de prever. Embora os cientistas tenham localizado indicadores-chave de uma erupção vulcânica iminente, um vulcão ainda meu ocorrer com pouco ou nenhum aviso. Da mesma forma, o aumento da atividade, tais como as emissões de gases, terremotos ou aquecimento pode ocorrer mesmo que uma erupção não ocorre. Muitos fatores de uma erupção iminente exigem instrumentos científicos de detecção.

Terremotos

Os cientistas discordam sobre o grau em que os terremotos fator como precursores de uma erupção vulcânica, mas em muitos casos documentados, a atividade sísmica atua como um indicador para este tipo de evento. Como magma se move de câmaras no fundo da terra para a mudança de superfície, a pressão ea temperatura pode mover o terreno sob o qual ela flui. Este movimento resulta em terremotos, por vezes tão pequenos que só são detectáveis ​​com equipamento sensível. Eventos vulcano-tectônico chamados, esses tremores não resultar do movimento das placas tectônicas ao longo de linhas de falhas como em terremotos típicos.

Gás

Uma vez que os componentes do magma incluem gases dissolvidos, as emissões de sair da superfície em muitos pontos durante a história de um vulcão. Gases vazamento de fumarolas, ou rachaduras ao longo de um vulcão, em níveis aumentados antes de uma erupção. A composição química destes gases inclui vapor, cloro, dióxido de carbono e enxofre, entre outros. Porque fumarolas emitem gás durante anos depois de uma erupção, a presença de gás ou vapor não significa necessariamente que um vulcão é iminente. Estas emissões de gases exigem a medição por cientistas para determinar a probabilidade de um evento vulcânico.

Temperatura

Como gráficos magma seu percurso em direcção à superfície de um vulcão, que produz a mudança de temperatura sob a forma de calor. Este calor afeta materiais em suas proximidades. Manchas de solo sobre o vulcão pode tornar-se visivelmente quente. Cursos de água perto do vulcão pode também levantar na temperatura. Finalmente, o ar acima do vulcão sofrer este processo de aquecimento. Tal como acontece com muitos precursores de um vulcão, este aquecimento pode ser tão sutil que os instrumentos especiais, como levantamentos de infravermelho, pode revelar-se necessário para detectá-lo.

Inchaço

Embora muitas vezes se pensa no terreno tão sólido e imóvel, terra em torno de um vulcão realmente incha para fora anterior uma erupção vulcânica. Este intumescimento resulta do aumento do fluxo de magma abaixo da superfície. Criação de protuberâncias sobre o vulcão, este inchaço pode ser quase imperceptível. Os cientistas devem utilizar equipamento sensível para documentar a elevação do chão em torno de um vulcão ao longo de um período de anos. À procura de sinais, tais como uma mudança na inclinação ou inchaço, que pode medir alterações minuto ao longo do tempo.