Exercícios de qigong



Uma das mais antigas disciplinas de aptidão física do mundo, Qigong remonta mais de 5.000 anos e é uma parte da medicina tradicional chinesa. Semelhante ao Tai Chi, Qigong envolve uma série de posturas e movimentos destinados a fluir naturalmente em si. Técnicas de respiração e meditação também são parte do programa global de Qigong. Ao longo dos séculos, os profissionais têm desenvolvido inúmeros exercícios de Qigong com diferentes graus de complexidade, mas você pode começar com alguns movimentos básicos.

Benefícios do Qigong

Um estudo de Qigong e Tai Chi 2010 publicado no "American Journal of Health Promotion" concluiu que essas disciplinas ambos oferecem vários benefícios à saúde. Em particular, o estudo constatou que Qigong pode ajudar a melhorar a densidade mineral óssea em mulheres, reduzir a pressão arterial em adultos mais velhos, melhorar a função imunológica, reduzir o estresse e ajudar a melhorar o equilíbrio. Melhorias no equilíbrio pode ser atribuído aos ganhos de força e flexibilidade da prática de Qigong e Tai Chi. Melhorias na célula branca do sangue e os níveis de proteína em C3, após um mês de prática de Qigong também pode ajudar a explicar melhora das funções do sistema imunológico. Leituras de pressão arterial mais baixa pode ser devido à redução dos níveis de catecolaminas urinárias. Altos níveis de catecolaminas são uma possível indicação de estresse grave.

Exercício Beginner

Tal como acontece com disciplinas como yoga, você pode executar muitos movimentos de Qigong diferentes. Entre os exercícios básicos de Qigong é a forma Crane, que faz parte dos cinco animais Frolics desenvolvido pelo médico chinês Hua Tou quase 2.000 anos atrás. Comece por ereto com as mãos na frente de sua cintura. Vire as palmas das mãos para cima, espalhar os dedos e coloque suas mãos para que as pontas dos dedos quase se tocam. Inspire pelo nariz como você levantar as mãos em linha reta até o pescoço. Transforme as suas mãos sobre as palmas das mãos para que enfrentar o chão e depois expire lentamente pelo nariz ao abaixar as mãos para a posição inicial. Realize os movimentos devagar e em sincronia com sua respiração.

Modificando Exercícios

Como você aprende exercícios de Qigong, você pode modificá-los através de técnicas como looping. Por exemplo, executar um exercício que beneficia os pulmões, fazendo a primeira parte do movimento do guindaste e, em seguida, levante as mãos acima da sua cabeça, queima os cotovelos para os lados, e estender os braços em direção ao teto. Termine baixando os braços estendidos ao lado do corpo. Modificar os movimentos repetindo segmentos específicos do exercício três ou quatro vezes antes de passar para o próximo segmento. Por exemplo, faça o guindaste mover várias vezes, em seguida, levante as mãos acima da sua cabeça e incendiar os cotovelos para a frente e para trás várias vezes. Conclua o exercício estendendo os braços e, em seguida, abaixando e levantando-os por seus lados três ou quatro vezes.

Geral Qigong Advice

Para aprender a disciplina corretamente, mestre de Qigong Violet Li recomenda tendo aulas com um instrutor certificado Qigong que possa lhe ensinar os movimentos corretos. Como regra geral, Li diz que praticantes de Qigong deve usar uma boa postura durante a execução dos exercícios. Você também deve relaxar tanto quanto possível, em parte, concentrando-se em seus movimentos e não pensar em mais nada. Com sua mente completamente focada em realizar os exercícios corretamente, você pode colocar de lado as preocupações e tensões da vida cotidiana.