Estratégias de Motivação no Esporte

Treinadores usam uma variedade de métodos para motivar os seus jogadores e equipes. Com as estratégias motivacionais adequadas, um treinador pode motivar uma equipe comum de atletas para cumprir seu potencial e alcançar a grandeza. Treinadores alcançar este objetivo através da combinação de princípios motivacionais gerais com estratégias específicas relevantes para os objetivos em questão.

Métodos Gerais de Motivação

Estratégias motivacionais caem em três categorias gerais: intrínseca, extrínseca e desmotivação.

A motivação intrínseca apela ao sentido mais básico dos jogadores do esporte: o seu amor pelo jogo. Treinadores lembrar aos jogadores porque eles participam do esporte em primeiro lugar. A motivação intrínseca é algo que os jogadores já têm dentro de si, mas pode ser melhorada e atualizada através de coaching.

A motivação extrínseca encoraja os jogadores a trabalhar em direção a um objetivo. Por exemplo, se um time da NFL joga seu melhor durante a temporada de futebol, que vai aumentar suas chances de entrar nos playoffs. Se a equipe continua a executar em seu potencial máximo, um lance Super Bowl poderia estar em seu futuro. Treinadores lembrar os jogadores de eventuais recompensas, a fim de motivá-los a jogar com o melhor de suas habilidades.

Desmotivação, ou crítica construtiva, é essencialmente uma motivação negativa. Treinadores observar e relacionar os pontos fracos em sua equipe e os jogadores individuais. Ao fazer isso, os jogadores podem melhorar essas deficiências e contribuir mais para a força da equipe como um todo.

Estratégias motivacionais específicos

Treinadores usam uma variedade de métodos específicos relevantes para o esporte, a fim de motivar os jogadores.

Revendo imagens do jogo é um dos métodos mais comuns e eficazes de motivação. Pat Riley, treinador do Miami Heat, é um firme crente no poder do vídeo como uma ferramenta motivacional e ensino. Riley edita segmentos-chave de um jogo juntos. Ele usa essas imagens para demonstrar uma variedade de coisas. Filmagem de um jogador adversário em situações diferentes podem ser usados ​​para explorar uma falha de segurança no jogador, e remover o fator de intimidação que vem com competindo contra um jogador de estrela em um próximo jogo. Alternativamente, um treinador pode usar imagens de um de seus próprios jogadores como uma forma de desmotivação. Se um jogador se vê no filme cometendo o mesmo erro várias vezes, ele vai ser mais propensos a corrigi-lo.

A conversa de vitalidade simples é outra forma comum de motivar os atletas. Antes de um grande jogo e no vestiário no intervalo do jogo, um treinador, muitas vezes, combinam motivação intrínseca e extrínseca para incentivar sua equipe: "Vá lá fora e desfrutar do jogo Nós podemos vencer esta equipe, e quando o fazemos, nós estaremos. nos playoffs. "