Espeleologia na Malásia

É surpreendente que a Malásia não pertence a quaisquer associações de caverna internacionais e tem tão poucos spelunkers ativos em sua população. Enquanto isso implicaria que não há nada acontecendo sob a superfície do país jungly Sudeste Asiático, não é certamente. Liz Preço, Gruta Representante da Malásia para a União Internacional de Espeleologia, aponta que várias das muitas cavernas da Malásia são recorde-breakers: O país é o lar de "alguns dos maiores e mais longos cavernas do mundo", oferecendo única antropológica, geológica e atrações biológicos. Embora muitas das cavernas da Malásia estão fechadas para exploração não-científica, vários permitir interessado - e corajoso - turistas para sondar suas profundezas.

Gunung Mulu Caves

As cavernas mundialmente famoso em Gunung Mulu National Park de Sarawak foram inscritos como Património Mundial em 2001. Alguns dos do parque milhares de pés de passagens da caverna levar ao templo subterrâneo desmedido em Gua Nasib Bagus - em 2013, a maior câmara do mundo no registro - e Clearwater Cave, o nono maior caverna do mundo. Respeitosas visitantes do parque são bem-vindos para visitar as partes acessíveis do caverna, mas deve deixar nenhum vestígio de sua passagem; como é um local muito popular, as cavernas de Gunung Mulu lutar uma batalha constante contra "souvenir-snagging" e graffiti.
Como um destino popular, o acesso às cavernas Gunung Mulu é fácil, mas, exigindo visitantes para se inscrever para um grupo no quiosque de informações baseadas tour.

Niah Caves

Também na região de Sarawak, as Caves Niah apresentar provas fascinante da vida do dia-a-dia dos seres humanos pré-históricos. Famoso para o 40.000-year-old crânio humano recuperado dentro de suas cavernas de calcário - assim como vários de 1.200 anos de idade, pinturas rupestres e Coffin-canoas - a caverna é pensado para gravar algumas de como era a vida quando Malásia foi conectado para a maior continente asiático. Além da história humana, as Caves Niah têm grande importância biológica: Eles são um local de nidificação para as aves chave swiftlet e morcegos. Alcançar a entrada da caverna, seguindo um passeio à beira mar a cerca de 2 milhas do quiosque de informações. Um belo passeio em seu próprio direito, a trilha se desenrola ao longo de um pântano de turfa e ao longo afloramentos calcários que fazem alusão a geologia dramática que se encontra abaixo.

Gomantong Caves

Localizado nas profundezas densa floresta de Sabah, o Gomantong Caves poderia ter sido descrito por JRR Tolkien. Eles aparecem como uma enorme fenda vertical na encosta de uma montanha rochosa, que conduz a uma câmara interna maciça que se assemelha a uma catedral construída-troll. Baratas e escorpiões deslizam através de manchas de luz e sombra, swiftlets voam através do telhado e orangotangos selvagens às vezes rondam a floresta fora da entrada. Cuidado: A Gomantong Caves vai off-colocar todos, mas os mais intrépidos aventureiros, como a maioria das superfícies interiores são revestidas com guano malcheiroso. Para chegar à principal entrada da caverna, passe o quiosque de informações e caminhar ao longo da trilha principal por cerca de 10 minutos. Outras entradas mentir sobre uma hora mais acima na trilha, mas o acesso é íngreme e requer baixo nível de boulder se aproximar.

Cavernas de península da Malásia

Peninsular Malaysia tem uma pequena coleção de cavernas prontamente visitáveis, também. Ao norte de Kuala Lumpur, o famoso e muito-touristed Batu Caves anfitrião do festival anual de Thaipusam. O "Dark Caverna" cheio de fauna - parte do mesmo maior rede de cavernas como Batu - permanece como um dos exemplos mais longas da península. Os templos subterrâneos em cavernas Perak, equipados com iluminação elétrica moderna e passarelas suaves, permitem que os indivíduos ainda jovens e fisicamente desafiados a explorar a passagem impressionante rio que atravessa. Finalmente, a caverna do Patrimônio Mundial em Lenggong Vale do norte oferece uma outra olhada no antigo humanidade: Aqui, antropólogos espeleologia descobriu um 11.000 anos esqueleto.

Acesso Wild Cave

Cavernas selvagens da Malásia apresentam um dilema para visitar espeleólogos. Poucas das cavernas parques nacionais periféricas estão legalmente protegidas contra o acesso, mas a falta de uma comunidade espeleológica do país significa que proporcionalmente poucos foram pesquisadas - e é difícil encontrar um grupo para juntar-se para a segurança. Uma grande proporção das cavernas selvagens abertas para a exploração de seguro, experiente, spelunkers bem equipadas estão dentro Perlis State Park em Taman Negara, em Kenong Rimba Park, em Gunung Senyum Parque Recreativo e em Gunung Stong State Park. Para visitar estes, cadastre-se no quiosque de informações do parque.