Especificações Motor Cosworth

Cosworth é baseada no Reino Unido, e fornece motores a quatro Formula One equipes durante a temporada de 2010: Williams, Virgin, Hispania Racing F1-Team, e Lotus. A Federazione Internazionale de l'Automobile (mais comumente chamado de FIA) governa Fórmula Um, e todos os motores concorrentes no esporte devem cumprir os seus regulamentos mais atuais. Infelizmente, os detalhes completos do motor são guardadas com o máximo sigilo por equipes de F1, mas specs nuas estão disponíveis de acordo com as normas desportivas.

Materiais

Motor CA2010 da Cosworth apresenta uma cabeça e um bloco de cilindros em liga de alumínio fundido. Os pistões são feitos de alumínio forjado, enquanto que o eixo de manivela é feita de aço. Os oito velas de ignição utilizados no sistema de ignição são fornecidos por Champion.

Projeto

Engenheiro-chefe Cosworth James Allen observa que os motores Cosworth tem um pedigree de automobilismo que estava engenheiros em boa posição na concepção do CA2010. Afinal, eles tiveram 176 vitórias e 23 campeonatos sob o seu cinto, então Cosworth obviamente sabia como construir motores bons. Allen salienta que foi a experiência combinada de engenheiros Cosworth ao longo do tempo, passando essa informação para baixo, que levou a ser capaz de criar um pacote bastante competitivo para a direita fora da caixa, como Cosworth tinha sido fora da competição de nível F1 para muito poucos anos. O CA2010 é um quatro tempos, 32 válvulas, o motor V8 normalmente aspirado com 2.400 centímetros cúbicos de cilindrada. Faz mais de 300 cavalos de potência do freio por litro e pesa mais de 95 kg. Para cumprir com os regulamentos técnicos da F1 2010, é limitada a 18 mil rotações por minuto.

Atuação

A partir de 03 de agosto de 2010, embora os carros com motor Cosworth não estavam na frente da Fórmula Um pacote, eles não sentir quaisquer falhas de motor ao longo das primeiras 12 corridas da temporada. Confiabilidade é incrivelmente importante na F1, como é em outras formas de automobilismo. Desde Cosworth havia sido afastado de projetar motores de F1 para um número de anos, este pode ser considerado um regresso auspicioso para o fornecedor de motores. Mark Gallagher, Cosworth F1 gerente geral da unidade de negócios, acredita que esta é especialmente encorajador, dado regra da FIA para 2010 sobre permitindo que cada piloto de F1 o uso de apenas oito motores ao longo de uma única temporada. Mais motores podem ser usados, mas se aplicará taxas e multas. As equipes da Fórmula 1 com motor Cosworth não tem nenhuma razão para temer punição por causa de seus motores.