Efeitos do álcool sobre os Sentidos

Efeitos do álcool sobre os Sentidos


O consumo de álcool é uma tradição social comum que está ativamente praticada em todo o mundo. É uma bebida com uma reputação para diminuir inibições e criando uma sensação de calor e relaxamento para o bebedor. O álcool altera a actividade cerebral, o que afecta o funcionamento do corpo e os sentidos em graus variados dependendo da natureza do álcool e a pessoa que o consome. Estes efeitos não são sempre negativas, mas bebedores deve estar ciente delas, a fim de manter o controle sobre eles.

Prejudicada a atividade cerebral

A alteração na utilização dos cinco sentidos após o consumo de álcool é um resultado da actividade cerebral prejudicada. O álcool é um depressor, o que significa que ele deprime células nervosas, que afectam a comunicação célula-a-célula e, por conseguinte, a função do cérebro. Ele não dispara sinais para as células sensoriais tão rapidamente ou de forma eficaz, de modo que os sentidos estão embotados. Estes efeitos são geralmente ligeiros depois de algumas doses; no entanto, a perda dos sentidos pode tornar-se um problema grave quando um grande volume tiver sido consumido.

Vista

Um sintoma comum de consumo de álcool, especialmente em grandes quantidades, é a visão turva. Neurotransmissores do cérebro são incapazes de sinalizar para os olhos para se concentrar adequadamente, portanto, os indivíduos sob a influência de álcool não vejo tão claramente. Em situações de intoxicação extrema, uma pessoa pode não ser capaz de ver em tudo. Como resultado, dirigindo ou andando sem supervisão é extremamente perigoso depois de beber álcool.

Smell and Taste

Embora seja difícil para o indivíduo embriagado para realizá-lo, o seu sentido de gosto e cheiro são embotados. As células do nariz e da boca não estão funcionando em plena capacidade. Os alimentos podem parecem provar incrível devido a estar em um estado animado. No entanto, não vai provar quase tão bom como seria sem a influência de álcool. O sentido do olfato também é prejudicada.

Toque

Outro sintoma comum de embriaguez é uma sensação de dormência nos dedos das mãos e dos pés. Este sentido entorpecido de toque pode levar a uma diminuição na percepção da dor, de tal modo que um indivíduo pode não perceber que ele ou ela sofreu uma lesão. Isso é muitas vezes problemática e pode ter graves repercussões.

Audição

A perda de audição, durante o consumo de álcool é possível, mas a mudança não é geralmente detectável para a pessoa. Indivíduos alcoolizados tendem a falar e rir mais alto do que uma pessoa sóbria, que é resultado de uma combinação de fatores, mas é predominantemente causada pela deficiência auditiva.