Ecossistema do Havaí

Ecossistema do Havaí


As ilhas havaianas conter cerca de 150 ecossistemas distintos, o que torna esta uma das mais diversas bio-regiões do mundo. Alguns destes ecossistemas permaneceram inalteradas durante milhões de anos, enquanto outros estão sob ameaça.

Tipos de Ecossistemas



Recifes de corais do Havaí são o lar de milhares de espécies marinhas.


Ecossistemas marinhos das ilhas incluem recifes tropicais, que são vitais para a sobrevivência de inúmeras espécies marinhas. Em terra, os ecossistemas variam de florestas secas tropicais, desertos e pradarias alpinas sub-alpinas de dunas costeiras e tubos de lava subterrâneos.

História

As ilhas havaianas foram isolados para cerca de 70 milhões anos, então as espécies endêmicas da flora e fauna foram encontrados em nenhum outro lugar na Terra. Criaturas ocasionalmente encontrou seu caminho para as Ilhas de outras regiões, mas até a chegada do homem, não havia animais predadores ou de pastagem e não há répteis no Havaí.

Ameaças

Havaí tem a maior taxa de espécies ameaçadas de extinção e extintos na Terra. Cerca de metade dos seus ecossistemas tornaram-se ameaçadas de extinção, como resultado direto de atividades humanas, como a agricultura, pesca e construção. Por exemplo, quase 90 por cento das florestas secas de várzea foram destruídos. A maioria dos danos é em torno de áreas costeiras, onde os maiores centros populacionais são. Introdução de espécies exóticas, como cobras, também teve um efeito devastador sobre o equilíbrio dos ecossistemas do Havaí.

Acção para a Conservação

Grupos de conservação e manejo da terra, incluindo o governo e Exército dos EUA, estão envolvidos em projetos de conservação dos ecossistemas das ilhas, incluindo a criação da natureza e preserva marinhos. Outros programas de conservação incluem iniciativas para impedir a importação de espécies exóticas, projetos de monitoramento recife, programas de pesca e sistemas de educação pública.