Dificuldades Cartógrafos Enfrente com fazer Mapa

Dificuldades Cartógrafos Enfrente com fazer Mapa


Os mapas são representações pictóricas de algum lugar na terra. Antes dos dias de aviões e satélites, eles foram em grande parte imaginário. Os mapas podem ser desenhados em várias escalas (imaginação funciona assim) de tal forma que um metro quadrado-by metros de papel poderia mostrar um bairro por duas quadras em qualquer direção ou toda a Europa. Apesar desta liberdade, cartógrafos (fabricantes de mapa) enfrentam uma série de dificuldades.

Planeta rodada em uma página Plano

A Terra é uma esfera e mapas são planas. Este é um problema para qualquer um tentar fazer um mapa de qualquer grande parte da terra. O mapa padrão de toda a terra funciona um pouco porque não há terra no Pólo Norte, ea terra no Pólo Sul mostra-se como uma faixa de terra na parte inferior do mapa. Apenas alguns milhares de pesquisadores ao vivo no Pólo Sul e eles não estão protestando contra a distorção estranha. Há uma versão do mapa do mundo que é uma série de triângulos curvas que poderiam ser colados em um globo curva. Essa representação também é insatisfatório porque a terra simplesmente não parece como um conjunto de triângulos curvos. A melhor mapa do mundo é o "Cloudless da Terra", que é um globo vários metros de diâmetro montadas no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia (a um custo total de milhões). Ela foi feita colando milhares de fotos de satélite da terra tomadas em dias sem nuvens. É uma boa solução - exceto para o preço.

Topologia

Mapas que são pequenos o suficiente pode tratar a Terra como plana. Bairros locais pequenos o suficiente certamente parece plana. Mesmo com esta hipótese, há montanhas e vales. Todos os mapas compartilham o mesmo problema: você está reduzindo um objeto tridimensional (um pedaço de terra) para uma imagem de representação bidimensional (um mapa). Quando você faz isso, você pode perder uma grande quantidade de informações. Se você reduzir um objeto bidimensional (uma foto, por exemplo) para uma representação unidimensional (a linha) você certamente perder uma grande quantidade de detalhes. Redução dimensão sempre envolve a perda de detalhe.

Tempo

Mesmo com mapas ou áreas pequenas o suficiente para conter qualquer curvatura da terra ou características topológicas problemático, existe o problema do tempo. As mudanças na Terra no tempo que leva para fazer a pesquisa e, em seguida, desenhar o mapa. O cientista americano David Gelernter propôs um conceito chamado "mundos espelho" onde milhões de sensores são plantadas em uma área de interesse e todos os sensores alimentam em um mapa eletrônico que é constantemente atualizado para mostrar a área no momento presente. Esta solução vem com um preço robusto.

Granularidade

Mesmo sem os problemas de projecção tridimensional, irregularidades topológicas e tempo, haveria um outro problema: granularidade. Granularidade tem a ver com o grau em que algo seja dividido em partes mais pequenas (como grânulos). Há uma história Borges, onde um rei ordena um mapa feito que é exatamente tão grande quanto o seu reino. Claro, tal mapa seria inútil, mas o ponto é que, se o mapa é menor do que o território - e é sempre muito menor - algum detalhe vai ser deixado de fora. A verdadeira habilidade do cartógrafo está em saber o que deixar de fora. As dificuldades de cartografia irá sempre existir enquanto mapas são menores do que os territórios que eles representam.