Dez fatos sobre o planeta Plutão

Dez fatos sobre o planeta Plutão


Minúsculo, gelado Pluto foi considerado por muito tempo como nona, planeta mais distante do nosso sistema solar. No entanto, nos últimos anos, cientistas de todo o mundo ter mudado sua opinião sobre o pequeno corpo rochoso: Pluto tem sido sempre reclassificado como planeta anão, um dos mais de 40 conhecidos tais órgãos em nosso sistema solar.

Planeta Controvérsia

Em 2006, pesquisadores e cientistas reunião em Praga tomou um voto e, em seguida, anunciou que deixaria de considerar Plutão ser um planeta adequado, devido ao seu tamanho. Plutão está agora a ser considerado como um "planeta anão". "Há, finalmente, oficialmente oito planetas em nosso sistema solar", disse o astrônomo Mark Brown "National Geographic".

Tamanho

Plutão é significativamente menor do que os outros oito planetas do sistema solar. Tem um diâmetro de apenas cerca de 2.306 quilômetros (1.432 milhas), e é cerca de 18 por cento do tamanho da Terra. De fato, Plutão é apenas duas vezes o tamanho de sua maior lua, Charon, e não é ainda tão grande como a Lua da Terra.

Descoberta

Plutão foi descoberto em 1930 por 24-year-old assistente Clyde Tombaugh Kansas laboratório. O Observatório Lowell - que patrocinou a pesquisa de Tombaugh - tinha o direito de nomear o novo planeta. O nome foi sugerido pelo estudante de 11 anos de idade, Venetia Burney.

Distância do Sol

Plutão é um colossal 5,9 bilhões quilômetros do sol; isso é igual a 3,67 bilhões milhas. Para colocar isso em perspectiva, a Terra é de apenas 150.000 mil quilômetros - ou 93 milhões milhas - a partir do centro do nosso sistema solar.

Características Físicas

Plutão é um disco pequeno planeta rochoso composto principalmente de água e gelo sólido. Pequeno núcleo do planeta é posta pelos cientistas para ser feitos de uma liga de ferro-níquel e rock. Os cientistas levantaram a hipótese de que pode haver um oceano líquido sob gelo shell exterior de Plutão. Os cientistas esperavam obter mais com o lançamento de New Horizons da NASA, agendada para ter imagens de Plutão em 2015.

Moons

Os cientistas originalmente pensado Plutão não tinha luas. No entanto, nos últimos anos, os cientistas descobriram três satélites de Plutão: Charon, Nix e Hydra. Charon - o maior dos três, de longe - foi encontrado em 1978 por James Christy.

Formação

Muitos astrônomos agora sinto que Plutão é apenas mais um objeto no Cinturão de Kuiper. O cinto - que flutua no espaço passado Netuno - é uma coleção de rock e metal objetos que foi descoberto em 1992. Além de Plutão, o cinto é o lar de planetas anões Haumea e Makemake, entre outros.

Visibilidade

Por causa de sua distância e tamanho, é difícil obter uma visão de Plutão, mesmo usando um telescópio poderoso. Na década de 1980, avanços no projeto telescópio casa deu astrônomos amadores a habilidade de ver Plutão a partir de seus quintais. No entanto, Plutão aparece como um mero ponto na lente.

Órbita

Por causa de sua distância do Sol, Plutão tem a órbita mais longa de qualquer um dos - anteriormente - nove planetas; Plutão leva 248 anos para dar a volta ao sol. Plutão tem uma órbita estranha, aparentemente irregular que interfere com a órbita de Netuno. Esta é outra razão os cientistas desclassificados Plutão como um planeta.

Gravidade

Por causa de sua massa menor, a gravidade de Plutão não é tão forte quanto a da Terra. No entanto, devido ao seu tamanho, uma pessoa de pé sobre a superfície de Plutão está mais perto do centro da força de gravidade. Segundo estimativas dos cientistas, atração gravitacional de Plutão é apenas entre 4 e 7 por cento da Terra.