Descobertas de Abel Tasman

Descobertas de Abel Tasman


Abel Janszoon Tasman nasceu na Holanda em 1603 e morreu em Batavia, na Indonésia, em 10 de outubro, 1659. Ele era um marinheiro e explorador holandês que trabalhava para a Companhia das Índias Orientais Holandesas de 1634. Ele é mais famoso por duas viagens que ele fez para o Pacífico Sul em 1642 e 1644 e para as descobertas que ele fez sobre essas viagens.

Tasmania

Em seu 1642 voyage, Tasman descobriu uma ilha anteriormente desconhecido em sua viagem passado Austrália, que era conhecido pelos holandeses na época como o "Grande do Sul Land" ou "New Holland". Ele desembarcou na costa sul da ilha que em novembro de 1642 e nomeou-Terra de Van Diemen depois de o governador holandês. Dois séculos mais tarde foi nomeado após Abel Tasman Tasmânia, e do mar para o leste agora é chamado de Mar da Tasmânia.

Nova Zelândia

Depois de deixar a bandeira holandesa na Tasmânia, Tasman navegava nordeste e tornou-se o primeiro europeu conhecido para descobrir as ilhas da Nova Zelândia. Ele avistou a ponta norte da Ilha do Sul e chamou esta terra Nova Zelândia depois de uma das províncias holandesas. Ele tentou terra, mas foi forçado a retirar-se, na sequência de uma altercação com o povo local Maori. Na época, ele acreditava que o país seja parte do mesmo continente como Terra de Van Diemen.

Tonga e Fiji

Tasman foi o primeiro conhecido explorador europeu a descobrir Tonga e nas Ilhas Fiji. Tasman e os seus homens chegaram a Tonga, no início de 1643 e encontrou os habitantes amigável. Eles desembarcaram lá, reunidos alimentos frescos e água e produtos de metal negociadas da Europa para a alimentação e artefatos nativos. Em fevereiro de 1643, Tasman navegava a oeste e chegou a algumas das ilhas de Fiji, que seu navegador mapeada.

Austrália não anexo ao Pólo Sul

Os holandeses sabiam um grande continente sul existia, como muitos naufrágios tivesse ocorrido perto da terra, mas eles não sabiam o quão grande era. A rota Tasman tomou através do Oceano Índico e abaixo do continente australiano de Tasmânia e, em seguida, para a Nova Zelândia, Tonga, Fiji e no norte de Nova Guiné lhes permitiu mapear a maior parte da massa de terra. Sua viagem provou que a Austrália não pertence a um continente maior que se estendia por todo o caminho até o Pólo Sul.