Definição de ácido láctico Fermentação

Definição de ácido láctico Fermentação


A fermentação do ácido láctico é o processo pelo qual os açúcares do leite ou vegetais são convertidos, com a ajuda de bactérias, em ácido láctico. Fermentação de ácido láctico ajuda a criar alimentos de especialidade, como iogurte e pickles.

Função na criação de produtos lácteos

Quando os tipos corretos de bactérias são adicionados ao leite, eles quebrar o açúcar do leite, ou lactase, em ácido láctico. Isto complica o leite, o seu pH diminui para um nível mais seguro e dá um sabor a leite azedo.

Função em Criando Pickles

Fermentação láctica também ocorre nos vegetais quando eles são embalados em sal ou salmoura. O sal atrai os sucos de vegetais, após o que os açúcares dos vegetais em que os sucos são convertidos em ácido láctico através da atividade bacteriana

Características

A fermentação do ácido láctico dá alimentos um sabor sensivelmente mais ácido, bem como reduzir os seus níveis de pH, preservando-os.

Significado

Quando o pH dos alimentos é reduzido para um nível de acidez, torna-os muito mais resistente às bactérias, e, assim, a deterioração. Ambiente recém-ácida dos alimentos faz com que seja impossível para bactérias para prosperar.

Usos

Além de serem utilizados na produção de picles e iogurte, a fermentação do ácido láctico também ajuda a criar tais produtos lácteos como o queijo e o kefir. Fermentação láctica também é fundamental para fazer pães com fermento natural, azeitonas, kimchi e outros pratos.