Como o sistema nervoso ajuda a manter a temperatura corporal durante o exercício

Como o sistema nervoso ajuda a manter a temperatura corporal durante o exercício


Sem o sistema nervoso central para regular e manter a temperatura do corpo, você seria duramente pressionado para fazê-lo através de um dia, no meio do verão ou inverno. A manutenção de uma temperatura corporal constante torna-se ainda mais importante durante o exercício. Ao exercer-se, você eleva sua frequência cardíaca e colocar pressão sobre o seu corpo. Seu sistema nervoso reage de forma diferente ao exercício em temperaturas quentes e frias, manter a estabilidade e evitar mudanças bruscas de temperatura do núcleo.

Controle de Temperatura

Seu sistema nervoso regula a temperatura de acordo com informações recolhidas pelo hipotálamo, o centro de processamento do cérebro que regula a temperatura do núcleo. Quando o seu sistema nervoso precisa se adaptar para mudar a sua temperatura corporal, fá-lo quase que instantaneamente, aumentando ou diminuindo o seu ritmo cardíaco e desencadear reações em efetores, como glândulas sudoríparas e os músculos minúsculos que controlam os pêlos do corpo.

As temperaturas quentes

O senso comum sugere que o exercício em temperaturas quentes irá forçar o seu corpo para se aquecer a temperatura corporal não é resfriado durante o exercício. Seu sistema nervoso faz isso, elevando a sua freqüência cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos e aquecimento da superfície da pele, o que dá início a uma resposta de suor. Suor permite que seu corpo para liberar o calor de forma mais eficiente, resfriando-se fora do processo. É por isso que ficar hidratado é tão importante quando se trabalha em temperaturas quentes.

Baixas Temperaturas

Além de alisar os pêlos do corpo, na tentativa de reduzir a perda de calor, o sistema nervoso responde a temperaturas frias por constrição dos vasos sangüíneos e manter a temperatura do núcleo. Uma vez que você ficar frio o suficiente, seu corpo pode começar a tremer. Tremendo ajuda a aquecê-lo por induzir as contrações musculares rápidas, queima muita energia no processo.

Extremos

Se você se exercita muito difícil ou muito tempo em temperaturas extremas, o seu sistema nervoso não vai ser capaz de regular a temperatura corporal de forma eficaz. Extremos de temperatura corporal deve ser evitado a todo custo. Superaquecimento pode levar a condições de risco de vida, tais como insolação e desidratação, permitindo que a temperatura do corpo a cair vai colocá-lo em um estado de hipotermia.