Como o ácido láctico afetar você enquanto se exercita?

Como o ácido láctico afetar você enquanto se exercita?


Lactato - muitas vezes erradamente referido como ácido láctico - desempenha um fator importante na determinação do seu desempenho físico e duração do exercício, antes de tornar-se cansado. Como a intensidade do exercício aumenta, a quantidade de lactato em seu corpo também aumenta. Este aumento começa uma reação em cadeia de alterações fisiológicas em seu corpo enquanto você se adaptar ao exercício.

Mito ácido láctico

O ácido láctico é muitas vezes confundida com lactato como um composto que afeta o desempenho do exercício. Na verdade, o ácido láctico e lactato são diferentes, mas intimamente relacionados com os compostos. O ácido lático refere-se ao ácido do leite, que é encontrado no leite azedo, enquanto o lactato é produzido pelo metabolismo do açúcar em suas células, explica o fisiologista do exercício Len Kravitz, da Universidade do Novo México. Assim, seu corpo produz lactato, não ácido láctico, e é a primeira que afeta o seu desempenho no exercício.

Mudando de assunto

Durante a respiração aeróbia, que requer oxigênio, a glicose é quebrada em uma substância chamada piruvato. Quando há oxigénio suficiente disponível, piruvato é dividido em outros compostos para libertar mais energia. Quando não há o suficiente de oxigênio disponível, o seu corpo muda para a respiração anaeróbica, onde o piruvato é convertido em lactato temporariamente como substituto de energia de curto prazo. Seus músculos podem usar a respiração anaeróbica por um período de 1-3 minutos antes de acúmulo de lactato provoca um aumento da acidez do sangue, o que perturba as funções suas células musculares ", segundo o professor de cinesiologia Stephen M. Roth, da Universidade de Maryland. Quando a fadiga se instala, você deve recuperar o fôlego para suprir seu corpo com oxigênio fresco como ele muda de volta para a respiração aeróbia.

Combustível reciclado

Para fornecer os seus músculos com energia durante a respiração anaeróbica, o lactato é reciclado de volta para o fígado onde é convertido em glicose. A glicose é transportado de volta para a corrente sanguínea e é entregue para os músculos. Este processo é chamar o ciclo de Cori, a forma do seu corpo de glicose reciclagem para sustentar o trabalho muscular. Embora seu corpo metaboliza a gordura para produzir energia durante o longo tempo de exercício, ele precisa de glicose para iniciar o processo de queima de gordura. Lactato retarda a taxa de depleção de glicose para manter os níveis de glicose no sangue elevados o suficiente para sustentar o exercício.

Aumento do limiar de lactato

Quando a taxa de acúmulo de lactato excede a taxa de remoção de lactato a partir de sua corrente sanguínea, seu corpo muda de respiração aeróbia para a respiração anaeróbica. Este estado é conhecido como o limiar de lactato. Um limiar de lactato elevado correlaciona-se com uma taxa de depuração de alta lactato, que se refere à taxa de remoção de lactato a partir de sua corrente sanguínea. Esses fatores permitem que você continue o exercício em uma alta intensidade sem fadiga. Em um estudo de 2013 publicado no "Journal of Applied Physiology", atletas de resistência do sexo masculino treinados têm um limiar de lactato de mais de 50 por cento maior do que não treinados atletas de endurance do sexo masculino. Taxas de depuração de lactato no limiar de lactato também foram encontrados para ser 34 por cento mais elevados do que os atletas do sexo masculino não treinados. Tal como o seu corpo se adapta ao exercício extenuante, seus lactato limiar aumenta.

Lutas acidose

Durante o exercício de alta intensidade, seu corpo se decompõe uma grande quantidade de glicose para obter energia. A liberação dessa energia emite numerosos prótons que se movem através de sua corrente sanguínea, o que causa maior acidez no sangue. Moléculas de piruvato a partir de captura de glicose estes prótons e forma de lactato de livre flutuação, que age como um tampão para neutralizar a acidose no sangue, diz Kravitz. Portanto, o lactato não é a causa da sensação de queimação que você começa quando você se exercita; é a resposta aos níveis elevados de ácido no sangue.