Como dominar a Espada Samurai

Como dominar a Espada Samurai


O samurai do Japão medieval valorizado as suas espadas mais altamente do que qualquer outra posse e ainda mais alto conceito do que valorizavam suas vidas. A katana ou espada samurai, era mais do que um símbolo de status. Era uma arma mortal nas mãos treinados. O samurai começou a treinar no kenjutsu, o coletivo de todas as artes espada japonesa, em uma idade muito jovem. A agilidade e precisão necessária para o uso da katana só pode desenvolver através de anos de estudo intenso. Kenjutsu carrega uma tradição viva, com milhões de praticantes de hoje. Se você estudar kenjutsu, você deve praticar diligentemente fora do dojo.

Instruções

Aperto

1.

Treinar com um bokken no nível iniciante; evitar manipulação de uma espada ao vivo até que o seu sensei acredita ter avançado o suficiente. Segure a extremidade do cabo da bokken com a mão esquerda. Aperte bem com os dedos pequenos e anel.

2.

Permita que o seu dedo do meio para tocar o punho, e permitir que o seu dedo indicador eo polegar para flutuar livremente.

3.

Segure o bokken com a mão direita da mesma forma perto do guarda ou perto do topo do punho se não handguard existe. Deixe um espaço de um dedo entre o punho eo guarda. Manter a sua aderência e estender os dedos indicadores para verificar a orientação de seus pulsos. Orientar seus pulsos para fazer os dedos indicadores paralelos. Permitir que em qualquer lugar a partir de dois dedos "para a largura de um punho entre suas mãos.

4.

Segure o bokken por 15 a 20 minutos, sem alterar a sua aderência para começar uma sensação para a técnica de aperto adequada e para fortalecer os dedos.

5.

Torça ambos os pulsos para dentro simultaneamente como se espremer um washrag molhado, em seguida, retornar para agarrar padrão. As palmas das mãos devem ambos estar no topo do bokken no final deste movimento. Faça isso com a bokken ou um washrag 100 vezes por dia para aumentar a força do antebraço e para acostumar-se ao movimento que completa uma montagem do katana.

Cinco posições básicas

6.

Coloque os pés juntos e transformar o seu pé esquerdo 30 graus para fora. Deslize o pé direito para a frente até que o calcanhar direito e seus dedos do pé esquerdo são mesmo. Dobre os joelhos ligeiramente e coloque o peso sobre as bolas de seus pés. Segure o chão com os dedos dos pés. Puxe seus quadris para frente e endireitar as costas e pescoço. No livro "Bokken: A arte da espada japonesa," esta orientação pé é descrito como sankakudai. Ele presta-se mais à rotação e movimento hip angular de kenjutsu do que a postura paralelo descrito no esporte kendo.

Segure o bokken ou katana assim a mão esquerda é a largura de um punho na frente do seu umbigo. Levante sua espada até que o ponto é um pouco abaixo do nível da garganta. Mantenha essa postura --- chudan-gamae --- por 5 minutos.

7.

Fique em chudan-gamae. Gire seu quadril direito para trás, levando a perna direita junto com ele. Posicione o pé direito para que o dedo está apontando para fora e até mesmo com o seu calcanhar esquerdo. Transforme o seu pé esquerdo para apontar para a frente e, simultaneamente, levantar sua espada para que ele aponta em um ângulo de 45 graus para trás sobre sua cabeça, com o handguard logo acima da parte de trás de sua cabeça. Mova os cotovelos para fora o suficiente para evitar obscurecendo sua visão. Este é Hidari-jodan-gamae --- lado esquerdo alta posição. Algumas escolas de kenjutsu empregar Migi-jodan-gamae, ou do lado direito alta posição, em que você simplesmente levantar a espada em jodan sem alterar a posição de seus pés. Mudança de chudan para jodan o mais lentamente possível no início para obter a forma correta. Segurar jõdan durante 5 minutos.

8.

Traga a espada de seu ombro direito, apontando para cima e para trás em um ângulo de 60 graus. Solte os cotovelos a apontar para baixo em ângulos de 45 graus. O handguard da espada deve ser mesmo com o seu rosto. Este é hasso-gamae. Ela foi originalmente desenvolvida para compensar tectos baixos ea existência de capacetes samurai ornamentadas que fez samurai incapaz de assumir jodan. Permanecei em hasso-gamae para obter uma sensação para ela.

9.

Abaixe a espada de sua cintura e deixar a ponta de ponto para o chão atrás de você, revertendo a lâmina para que a borda fique virada para baixo. Este é waki-gamae, a postura escondido. Manter essa postura.

10.

Gire seu quadril direito para a frente, trazendo a perna direita de volta à sua posição inicial como em chudan-gamae. Mova sua espada na frente de você para apontar para o chão; a ponta da espada deve estar nivelado com os joelhos. Esta posição é chamada gedan-gamae. Quando você sentir que você sabe essa postura, mova a espada na chudan-gamae.

11.

Postura prática transita diariamente. Embora essas posições assumir destros, você pode mudar de lado quando necessário; ou seja, o seu pé esquerdo em vez do seu direito pode levar em chudan-gamae. Saber posturas um dos lados da primeira e, em seguida praticar los do lado oposto. Hasso-gamae e waki-gamae também têm variações do lado esquerdo. Na esgrima japonesa, "Hidari" denota técnicas no lado esquerdo, e "Migi" denota técnicas sobre o lado direito. Por exemplo, "migi chudan-gamae" significa "do lado direito chudan-gamae."

Footwork

12.

Fique em Migi-sankakudai --- sankakudai com o pé direito à frente. Para seguir em frente, empurrar com o pé esquerdo e deslize o pé direito para a frente cerca de seu próprio comprimento. Permita que o seu pé para deslizar sobre o chão, tocando apenas com as bolas de seus pés. Quando o pé direito chega ao seu destino, deslize o pé esquerdo para a frente a sua posição original em relação ao seu corpo. Para mover para trás, inverter o processo: empurrar para trás com o pé direito, permitindo que o seu pé esquerdo para deslizar e trazendo o pé direito de volta para sua posição original. Este footwork é conhecido como okuri-ashi --- deslizando footwork.

13.

Mova o pé direito, para se mover na diagonal para a frente e para a direita, girando sobre a bola do pé direito para continuar enfrentando um adversário imaginário. Para mover para trás e para a esquerda, empurre com o pé direito, vire o pé esquerdo para dentro, empurre-o para longe de você e mover seu pé direito para trás em sankakudai. Permanecer orientada sobre o seu adversário.

Gire os quadris no sentido horário e mova o pé de trás para a frente, ou mover o pé de chumbo para trás, para adotar Hidari-sankakudai --- sankakudai com o pé esquerdo à frente --- e usar okuri-ashi para mover ao longo da linha diagonal oposta.

14.

Mova o pé à direita mesmo com o pé levando a girar. Pivot em direção ao seu pé de trás, girando simultaneamente em seu dedo do pé e calcanhar do pé de chumbo. Reverter essas meio do pivô para terminar em um sankakudai invertidas. Footwork que envolve mover o pé à direita para pegar com o pé levando primeira é chamada tsugi-ashi. Você pode girar através de qualquer ângulo, mas o mais comum que você vai encontrar na prática é um completo pivô de 180 graus.

15.

Fique em Migi-sankakudai. Puxe o seu quadril esquerdo para a frente, permitindo que a sua perna esquerda para viajar em uma crescente para fora. Como sua perna esquerda passa a perna direita, gire o pé direito para fora, para se preparar para Hidari-sankakudai. Repita o processo para o quadril direito para dar mais um passo. Permita que os seus pés para roçar o chão. Este tipo de footwork é ayumi-ashi --- caminhando footwork em que se move pé na frente do outro.

16.

Pratique todas as formas de trabalho de pés por 20 minutos durante cada sessão de treinamento. Varie os ângulos e distâncias.

Cutting

17.

Iniciar a prática com o corte para baixo, Shomen-uchi direta. De chudan-gamae, transição para jodan-gamae. Estenda a espada para cima e para fora, como se lançando uma vara de pesca. Quando seus braços estão em extensão completa, puxe a espada em sua direção. O caminho a ponta das marcas de espada deve se parecer com uma elipse. Isso se aplica a todos os cortes. Como você concluir o corte de entrar chudan-gamae ou gedan-gamae, torcer os pulsos para dentro do punho da espada. Manter zanshin, ou estado de alerta, após o corte. Retornar para chudan-gamae para se preparar para seu próximo corte.

18.

Transição para Hasso-gamae para realizar kesa-giri, um corte diagonal. Você pode escolher qualquer um dos lados. Tal como acontece com Shomen-uchi, alcance para fora com seus braços a extensão completa. Neste ponto, a espada deve apontar na diagonal para fora na frente de você e no final do cabo deve estar alinhada com o ombro direito. O ângulo de seu corte deve variar entre 45 e 60 graus a partir da horizontal. Puxe os braços em, torcendo seus quadris para fornecer a energia para o corte. Pare o corte quando a espada é paralelo ao chão. Se desejar, você pode fazer a transição para Hasso-gamae e realizar kesa-giri do lado oposto.

19.

Suponha Hidari waki-gamae. Levante a espada para o nível da cintura e cortar horizontalmente da esquerda para a direita, ligar o corte se avançar em ayumi-ashi e torcer seus quadris. Leve o corte até ficar em Migi waki-gamae e repita o corte para o lado esquerdo. Este é yoko-giri, um corte lateral.

20.

Suponha waki-gamae em ambos os lados. Torça seus quadris e parte superior do corpo, puxando a espada sobre um corte diagonal para cima do quadril ao ombro oposto. Permitir a espada para continuar em uma figura oito caminho para um segundo corte do lado oposto. Este corte é conhecido como kiri-idade, ou subindo corte.

21.

Execute cada corte de 50 vezes durante o treinamento.

Dicas:

  • Ao usar um iaito ou katana, ouvir um som sibilante agudo durante um corte; isto significa um caminho de lâmina alinhadas e ângulo.
  • Priorizar tronco e rotação do quadril sobre o braço ou perna.
  • Forneça o poder de corte com a mão esquerda. Use sua mão direita apenas para orientar a espada ao longo do ângulo de corte adequado.
  • Evite cruzar os pés ao fazer kenjutsu footwork. Ele coloca você fora de equilíbrio.
  • Evite o uso de uma lâmina ao vivo até que o seu sensei sente que você está pronto. Use um iaito ou bokken. Utilize estas instruções para única referência externa; não usá-los como um substituto para a instrução formal.