Como determinar Elevação em um Mapa de Contorno

Como determinar Elevação em um Mapa de Contorno


Mapas de contorno, que também são conhecidas como cartas topográficas ou mapas do topo, são muito parecidos com outros tipos de mapas que mostram a localização dos pontos de referência pertinentes, tais como trilhos de trem, estradas, rios, lagos e montanhas. Mapas de contorno também mostram cores que indicam características como tipo de vegetação, tipo de formação ou cursos de água rock. Mapas de contorno são diferentes dos roteiros em que eles mostram uma sobreposição de linhas concêntricas. Estes são conhecidos como curvas de nível, mostrando a elevação de formações de terra acima do nível do mar. Com um pouco de prática, você pode facilmente ler um mapa de contorno e determinar elevação.

Instruções

1.

Examinar a margem do mapa de contorno para encontrar o intervalo de contorno. O intervalo de contorno informa a distância entre as linhas de contorno adjacentes e normalmente é impresso na margem inferior. Por exemplo, "CI = 10m" significa que o intervalo de contorno é de 10 metros. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, os intervalos de contorno normalmente variam de 10 pés em áreas planas a 100 metros ou mais em regiões montanhosas. A anotação pode dar dois números, caso em que o primeiro número refere-se ao intervalo geral ou padrão, enquanto o segundo refere-se apenas às áreas do mapa onde as linhas complementares de contorno aparecer. Por exemplo, você pode ver uma anotação como "CI = 50 pés / sup = 10 pés" para indicar um intervalo geral de 50 pés e um intervalo suplementar de 10 pés.

2.

Encontre o ponto no mapa para o qual você deseja determinar a elevação. Você pode querer círculo ou marcar o ponto por isso vai ser fácil para retornar mais tarde. Se o ponto estiver sobre ou muito perto de uma linha de contorno, tomar essa linha como igual à elevação do ponto. Se o ponto estiver entre duas linhas, a elevação é intermediária entre as elevações desses contornos. Esteja ciente de que o espaço entre as linhas de contorno podem variar bastante. Em áreas planas, curvas de nível são amplamente espaçados. Nas áreas íngremes, como penhascos, as linhas de contorno podem cambada ou parecem se fundir em uma única linha de espessura. As curvas de nível nunca se cruzam, no entanto.

3.

Examine as linhas de contorno na região do mapa em questão para determinar a direção da mudança de altitude. Por exemplo, se o seu ponto é entre duas curvas de nível que funcionam aproximadamente leste-oeste, olhe para o norte e sul das linhas para encontrar as linhas de contorno mais próximos nessa série que suportar números. Você pode encontrar, por exemplo, que as elevações estão aumentando à medida que você vá para o sul e diminuindo à medida que você vai para o norte - ou vice-versa. Normalmente, a cada quinta linha de contorno é numerada e aparece como uma linha mais escura ou mais pesado. Estes são conhecidos como contornos de índice. Você pode ter que traçar o percurso da pesada linha de contorno índice para encontrar o seu número.

4.

Examine as linhas de contorno entre o seu ponto de interesse e os contornos de índices mais próximos. Se qualquer das linhas são significativamente mais leves, que são linhas de contorno complementar. Se qualquer das linhas de ter hatchmarks ao longo de um bordo, o contorno indica uma diminuição da elevação de uma série de contornos que de outro modo seriam interpretadas como aumentando em elevação. Por exemplo, uma depressão ou oco que ocorre no topo de uma colina aparecia com uma linha de contorno sombreado.

5.

Encontre a elevação da linha de contorno (s) adjacente ao seu ponto de interesse, contando para cima ou para baixo dos contornos índices mais próximos, utilizando o intervalo de contorno. Por exemplo, se o seu ponto de interesse é três linhas abaixo um contorno índice marcou 500 e uma linha acima de um contorno índice marcado 600, eo intervalo de contorno é de 20 metros, o ponto tem uma altitude intermediária entre 560 e 580 pés.

Dicas:

  • Você pode ignorar linhas complementares de contorno ao fazer o cálculo, a menos que o seu ponto de interesse está localizado entre uma linha complementar e não suplementar. Nesse caso, a contagem para cima ou para baixo pela CI geral até chegar à linha adjacente ao contorno complementar. Em seguida, adicionar ou subtrair o IC complementar, a fim de marcar a elevação da linha de contorno complementar.
  • O governo americano disponibiliza gratuitamente para download de mapas digitais por meio da Loja USGS no projeto nacional do Mapa.
  • Use um lápis e régua para desenhar levemente seu caminho planejado em um mapa de contorno. Você pode fazer isso entre dois pontos selecionados. Isso irá ajudá-lo visualmente ao calcular um aumento ou queda em elevação ao longo do seu percurso previsto.