Como descobrir Velocidades roda dentada

Como descobrir Velocidades roda dentada


Calculando a velocidade da roda dentada de uma bicicleta ou qualquer outro veículo dependente da roda dentada depende da velocidade angular e a velocidade linear da roda associada. A velocidade angular é a taxa a roda gira medida em rotações por segundo, ou radianos por segundo. A velocidade linear é muitas vezes referida como a velocidade normal; ela é medida em metros por segundo ou quilômetros por hora. Uma vez que o pinhão está ligado a uma roda, a sua velocidade linear é a velocidade angular da roda multiplicado pelo raio da roda dentada.

Instruções

1

Determinar a velocidade linear da sua bicicleta ou veículo dependente de roda dentada em questão. Esta é a velocidade para o qual você deseja determinar a velocidade da roda dentada. Por exemplo, se você viajar a 50 metros em 5 segundos, sua velocidade linear é de 10 metros por segundo: 50/5 = 10.

2

Utilizar a velocidade linear do veículo para determinar a velocidade angular da roda associada com a roda dentada. Você pode fazer isso através da divisão da velocidade linear do veículo por o raio da roda (linear velocidade do veículo / raio de roda = velocidade angular). Por exemplo, se o raio da roda é de 0,20 metros, utilizando o exemplo acima velocidade linear, a velocidade angular da roda é de 50 radianos por segundo: 10 / 0,20 = 50.

3

Determinar a velocidade linear da roda dentada. A velocidade angular do carreto é a mesma que a velocidade angular da roda. É possível determinar a velocidade linear da roda dentada multiplicando a velocidade angular da roda pelo raio da roda dentada (velocidade angular da roda dentada de raio x = velocidade linear). Como um exemplo, suponha que o raio da roda dentada é de 0,05 m. Usando a velocidade linear a partir do exemplo acima, a velocidade linear da roda dentada é de 2,5 metros por segundo: 50 x 0,05 = 2,5.