Como adicionar ácido tartárico para vinho

O ácido tartárico adicionado ao vinho ajusta os níveis de acidez e pH. Se a acidez é muito baixo e o nível de pH demasiado elevado, o vinho torna-se instável e susceptível a deterioração por meio do crescimento bacteriano. Para evitar a perda de um lote inteiro de vinho à deterioração, você precisa saber como adicionar ácido tartárico ao vinho.

Instruções

1

Compre um kit de teste de ácido. Esses kits estão disponíveis em HomeBrewery.com (consulte Recursos adicionais) ou em sua loja de vinho local. Você vai precisar deste kit para testar o nível de acidez total do vinho, assim você saberá o quanto ácido tartárico você deve adicionar.

2

Conheça os melhores níveis de acidez total para os vinhos tintos e brancos. Óptimo nível total de ácido de vinho branco é de 0,7 por cento para 0,9 por cento e para os tintos, é de 0,6 por cento para 0,9 por cento.

3

Identificar a quantidade adequada de ácido tartárico para elevar os níveis totais de acidez do vinho. Um quarto colher de chá (1,9 gramas) de ácido tartárico vai elevar o total de ácido do vinho por 0,05 por cento por galão.

4

Executar outra prova de fogo. A mudança de acidez após a adição de ácido tartárico será quase imediata. Teste novamente o seu vinho logo após a sua primeira adição para ver se os níveis de ácido totais precisar de mais regulação.

Dicas:

  • Misture os seus vinhos. Se você tiver acidentalmente acrescentou muito ácido tartárico para um lote de vinho, misturá-lo com outro lote que tem um nível de ácido menor para salvá-lo.