Características de Sangiovese

Características de Sangiovese


A uva Sangiovese tem origem na Itália, mas também cresce na Califórnia, Washington, Austrália e Argentina. Na sua forma italiana contribui para alguns dos mais famosos vinhos tintos do país, incluindo Chianti, Brunello e Sangiovese, que leva o seu nome a partir da uva. A partir de 2002, Sangiovese é a variedade de uva mais comumente cultivada em Itália, com mais de 247 mil hectares consagrados à variedade.

Viticultura

Sangiovese tem algumas características distintivas do sector vitivinícola. A uva é extremamente sensível ao local em que é cultivado, o que significa que a mesma variedade pode variar consideravelmente de lugar para lugar. As uvas amadurecem também relativamente tarde na estação de crescimento. Esta maturidade tardia impede que as videiras estão sendo plantadas 1.500 pés acima na Toscana, uma vez que o vinho produzido a partir de uvas imaturas tem uma galdéria, sabor verde.

Blends

Enólogos muitas vezes se misturam Sangiovese com outras variedades para a produção de vinhos bem conhecidos como Chianti, embora os regulamentos oficiais limitar a diluição da Sangiovese a 25 por cento. Sangiovese incorpora amoras, tabaco, ameixas e especiarias, embora a variação entre vinhas significa que cada vinho à base de Sangiovese é um pouco diferente. Tem um sabor frutado, com uma morango, floral, ameixa ou personagem violeta. No passado, a uva foi misturado com uvas Trebbiano de pele clara e variedades francesas, incluindo Merlot e Cabernet, mas hoje os produtores de vinho, muitas vezes combiná-lo com variedades italianas, como Mammolo, Colorino e Canaiolo. Os vinhos resultantes têm um sabor muito forte concentrado.

Vinhos

Uvas Sangiovese contribuir para muitos dos melhores vinhos italianos. Um nome para olhar para fora é "Vino Nobile di Montepulciano," que se origina em uma pequena cidade da Toscana com a sua própria cepa de Sangiovese conhecidos como Prugnolo Gentile. Talvez o vinho mais conhecido usando a variedade vem da cidade vizinha de Montalcino, onde o vinho à base de Sangiovese tem sido feito desde o final do século 19. Estes vinhos são feitos a partir de uma selecção específica de uvas e engarrafado sob o nome "Brunello." O Brunello vence em sua garrafa durante muitos anos, mas se você desfrutar de vinhos tânicos com uma cor profunda que você vai encontrá-lo vale a pena esperar.