As Teorias da Motivação no Esporte

As Teorias da Motivação no Esporte


Em um jogo de apostas altas, com duas equipes igualmente talentosos disputando a vitória, a motivação pode ser o fator decisivo. Os atletas e seus treinadores empregam uma variedade de técnicas motivacionais, a fim de obter um desempenho ideal durante a competição, e muita pesquisa no campo da psicologia do esporte é dedicado a descobrir os segredos de motivação. Existem duas grandes teorias da motivação no campo da psicologia do esporte: motivação intrínseca e motivação extrínseca. Um atleta pode ter motivos tanto intrínsecos e extrínsecos para participar de um esporte. Ambos motivação intrínseca e extrínseca pode ser benéfico.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca vem de fontes externas. O desejo de uma recompensa prometida - por exemplo, o dinheiro ganha um atleta profissional - é uma motivação extrínseca. O medo de algum tipo de punição - por exemplo, o medo de um atleta estudante que ele pode perder sua bolsa de estudos se ele não jogar bem - é outra forma de motivação extrínseca. O desejo por fama e elogios, ou pressões externas e expectativas como as de pais e treinadores também são formas de motivação extrínseca.

Benefícios

Porque desejo de recompensa e medo de punição, são motivos psicologicamente poderosos para a realização de qualquer atividade, as fontes de motivação extrínseca pode ser extremamente benéfica para o desempenho de um atleta. A motivação extrínseca impulsiona atletas de aprender novas habilidades e estratégias e incentiva estilos de enfrentamento positivos.

Inconvenientes

Atletas que são motivados apenas por fatores extrínsecos tendem a sofrer mais ansiedade antes ou durante uma partida ou jogo, e tendem a se sentir mais culpa quando não executar no seu melhor. Quando a motivação extrínseca torna-se a única razão para a prática esportiva, os atletas muitas vezes perdem o interesse e uma sensação menor de prazer ao jogar e praticar seu esporte. A motivação extrínseca também pode criar uma auto-percepção negativa da capacidade. Se o atleta não conseguir uma recompensa extrínseca particular, ele pode ser mais propensos a sentir que ele está perdendo seu tempo em praticar esportes e sair para o bem.

Motivação Intrínseca

A motivação intrínseca refere-se a razões que são puramente interna. Um atleta que pratica esportes por razões intrínsecas joga porque ele aprecia o esporte e deriva uma sensação de satisfação e crescimento pessoal de jogar bem. Atletas intrinsecamente motivados são as pessoas que "jogam para se divertir." Alguns pesquisadores não acreditam que há qualquer coisa coisa como motivação puramente intrínseca e argumentam que cada atleta tem pelo menos um motivo extrínseco para praticar um esporte, não importa o quanto eles gostam disso.

Benefícios

Intrinsecamente atletas motivados são menos propensos a ter seu desempenho afetado negativamente pelo estresse, culpa por erros ou distrações externas. A motivação intrínseca promove a confiança, foco e uma sensação de satisfação. Um atleta que está mais motivado intrinsecamente é menos provável que "queimam" e perdem o interesse no esporte.

Inconvenientes

A motivação intrínseca nem sempre é tão poderoso como uma motivação motivação extrínseca quando se trata de motivação de um atleta para aperfeiçoar suas habilidades ou jogar para o ponto de exaustão.

Considerações



Ambos motivação extrínseca e intrínseca têm o seu lugar no desempenho atlético.


Um atleta pode facilmente ter várias motivações extrínsecas e intrínsecas diversas para jogar ao mesmo tempo. No entanto, a motivação extrínseca pode enfraquecer ou fortalecer os atletas razões intrínsecas originais para o jogo. Quando os atletas são recompensados ​​por bom desempenho, eles muitas vezes se sentem ainda mais motivados intrinsecamente para jogar. Por outro lado, quando as recompensas extrínsecas são com muita freqüência dada por um comportamento que era inicialmente apenas intrinsecamente gratificante, a motivação extrínseca pode começar a tomar o lugar da motivação interna.