As melhores formas de viajar em China

Apesar de grande dimensão e estatuto da China como um país do terceiro mundo, a sua rede de viagem é abrangente, acessível e surpreendentemente eficiente, embora algumas opções são melhores do que outros. Viagens de longa distância é melhor fornecida por trens e companhias aéreas, enquanto que os autocarros e os impostos são o método mais comum de viagens local.

Trem

Todas as coisas consideradas, os trens são provavelmente a melhor maneira de viajar longas distâncias na China. Os trens não são nem tão confortável nem tão rápido quanto o transporte aéreo, mas eles são muito mais barato e oferecer ao viajante uma visão viúva do campo chinês que as viagens aéreas não podem competir com. Da China "galos de ferro" (um pseudônimo local que o uso chinês para se referir às suas locomotivas) pode não oferecer o conforto de Amtrack ou Eurrail, mas os carros do dorminhoco está confortável e conveniente, e os carros de jantar servem cozinha chinesa surpreendentemente saboroso. A peça central do sistema ferroviário chinês é o Railway tibetano, que passa direto no coração do Himalaia em altitudes de até 5.000 metros (15.000 pés). É importante lembrar que você não pode comprar bilhetes de trem de ida e volta nas estações de trem chinesas; se você planeja um retorno rápido, comprar o bilhete de volta na estação de trem de destino, logo que você chegar.

Ar

Rede de transporte aéreo da China é bastante abrangente e crescendo rapidamente, e seu recorde de segurança pobres do final de 1980 é agora uma coisa do passado. Cross-country tarifas one-way de um pouco menos de US $ 200 por pessoa são típicos, apesar de pacotes turísticos comumente oferecem tarifas mais baratas. Um válido (continente) visto chinês é obrigado a viajar de Hong Kong para qualquer lugar na China continental.

Ônibus

Ônibus de viagem é provavelmente o meio menos atraente de viagens na China. Tarifas de ônibus são mais ou menos como tarifas de trem, os tempos de viagem são apenas um pouco mais rápido, não há nenhum carro de jantar e paradas são relativamente pouco frequentes. As vantagens de viagens de ônibus são ônibus que viajam para destinos não servidos por trem, e os bilhetes de ônibus geralmente podem ser obtidos durante as férias, mesmo quando não estão disponíveis bilhetes de trem. Sleeper ônibus também são bastante comuns, embora sejam muito menos confortável do que os trens do dorminhoco.

Viagens locais

Xangai e Hong Kong têm bem desenvolvido sistemas de metrô locais, e várias outras cidades chinesas têm sistemas menos extensas. Por conseguinte, fora de Xangai e Hong Kong, você provavelmente vai exigir um meio alternativo de viagens local. Os autocarros locais estão lotados e desconfortável. Os táxis são baratos por padrões ocidentais, mas alguns motoristas de táxi falam Inglês, e rip-offs não são incomuns. Todas as coisas consideradas, você melhor aposta será, provavelmente, para pegar um táxi fora de um hotel internacional depois de ter o atendimento do hotel, anote o seu destino em chinês.