As desvantagens de ácido tartárico

As desvantagens de ácido tartárico


Um subproduto da vinificação, ácido tartárico serve em muitas capacidades no mundo da panificação. Conhecido melhor na cozinha como creme de tártaro, ácido tartárico estabiliza claras em merengues, ativa o bicarbonato de sódio em pó de cozimento, e ajuda a criar glacês e xaropes mais suaves, impedindo a cristalização de açúcar. No entanto, tal como qualquer produto, ácido tartárico também tem desvantagens.

É caro

Embora tanto o ácido tartárico e o ácido cítrico pode ser usado para fornecer um sabor picante ou azedo para alimentos, tais como compotas ou sucos, ácido cítrico é consideravelmente menos dispendiosa de produzir.

É tóxico

O ácido tartárico é uma toxina muscular que pode causar paralisia --- --- até mesmo a morte quando ingeridas em grandes quantidades. Para os seres humanos, tão pouco quanto 12 gramas pode revelar-se uma dose fatal.

Ele está ligada a doenças

Os níveis elevados de ácido tartárico no corpo têm sido associados ao autismo e fibromialgia. Embora não haja evidência de que o ácido tartárico faz com que estas condições, tem havido medições dos níveis elevados de ácido tartárico em sistemas de pessoas que sofrem de ambas as doenças.

É difícil substituir

Apesar da sua toxicidade, ácido tartárico continua a ser um ingrediente comum, devido à dificuldade em encontrar um substituto ideal. Enquanto o ácido cítrico está em para a sua utilização como uma contribuição sabor azedo ou picante, não há substituto ideal para os seus usos na cozinha na forma de creme de tártaro.