Arctic Cat Espírito 500 2 tempos Especificações Motor

Arctic Cat Espírito 500 2 tempos Especificações Motor


Construído pela Suzuki para Arctic Cat, Os motores "espírito" da série apareceu pela primeira vez na linha Pantera de snowmobiles em 1976. Ele ofereceu muitas melhorias sobre as antigas unidades de Kawasaki. Em vez de simplesmente ser ligado ao trenó, o motor em si era agora uma parte integrante da estrutura do chassis; ajudando a minimizar a transferência de peso, permitindo que o piloto um maior grau de controle em aceleração extrema e as manobras em curva. O grande (na época) do motor de 500cc também foi ajustado de forma significativa para fornecer mais potência e torque na grande Pantera, especialmente na extremidade baixa da banda RPM, onde muitos pilotos passam a maior parte do seu tempo.

Destaques Motor

Em um esforço para estabelecer a credibilidade e atrair novos pilotos, Arctic Cat se juntou ao Cross Country Snowmobile Federação Internacional; entrar em vários de seus modelos em uma nova série de corrida, incluindo o Espírito alimentado Pantera. O motor de dois tempos serviu-se um máximo de 24 libras-pé de torque para o chão, (que se acredita ser a mais para qualquer trenó na época) e tinha um pico de potência modesta de apenas 7.200 rpm, promovendo o desgaste do motor mínima e confiabilidade . Sua capacidade total de combustível de 10,6 litros completamente ofuscado a competição dando pilotos uma gama muito mais ampla, oferecendo um elemento adicional de segurança com um tanque de reserva em separado.

Números brutos

Designada a Série AC50F2 5000 pela Suzuki, o motor refrigerado a ar Espírito contou com carburadores duplos cortesia de Mikuni, e um projeto de porta dupla. Isso gerou a 55 cavalos de potência suave e impressionante, considerando a baixa taxa de compressão do pistão de 6,9-para-1. Capacitor tipo de descarga de ignição foi utilizado, e contou com uma única terminação do sistema de escape tubo em um silenciador Arctictron. Esta configuração alcançou um alto fluxo, mantendo a excelente supressão de som. Um óleo lubrificante 20-1 a proporção de gás foi especificado para manter o motor funcionando de forma otimizada.

Powertrain e Opções

A transferência de energia para a £ 381 Pantera foi tratado por um sistema tudo Arctic alumínio da embreagem de carro hex. Muitas vezes elogiado por sua boa aplicação, e as mudanças precisas, que sem dúvida ajudou a Pantera ganhar seu "Catillac" nick-name. Velocímetro e tacômetro calibres são listados como equipamento opcional, assim como o medidor de temperatura crítica cabeça do cilindro (responsável por sinalizar um possível evento sobre-aquecimento).