A História do caiaque

A história de caiaques se estende por milhares de anos. O que começou como um meio de sobrevivência e uma forma de vida para as civilizações, foi transformado em esporte recreativo em busca de emoção que conhecemos hoje.

Origens

Caiaques foram criados pelas tribos do Ártico da América do Norte, Ásia e Groenlândia. Essas tribos usaram os barcos para caçar planas, principalmente focas e morsas. O significado da palavra caiaque significa "barco de caçadores" na língua original Eskimo. Outras tribos do Ártico, como os esquimós e Aleutas, adotada e modificada este conceito. Entre as suas modificações foram utilizando diferentes tipos de madeira e a utilização de peles de animais cobertos com óleo para actuar como um agente à prova de água.

Materiais

Os primeiros modelos de caiaques eram feitos de madeira flutuante, devido à escassez de árvores na região do Ártico. Os registros de troncos foram escavado para formar um espaço onde o piloto foi capaz de sentar-se. Algumas tribos usaria bexigas cheias de ar de vedação ligados aos lados da madeira para agir como bóias, fazendo com que o barco quase insubmersível.

O caiaque dobrável

Não era até o início de 1900 que todos os avanços significativos foram feitos para os primeiros desenhos usados ​​pelos esquimós e Aleutas. No entanto, como o conceito do caiaque se espalhou para países europeus, como a Alemanha ea França, designs mais recentes começaram a surgir. Em 1905, um estudante alemão chamado Alfred Heurich, desenvolveu o caiaque dobrável fora de um projeto pela tribo Inuit. Outro alemão, Hans Klepper, comprou o conceito de Heurich, patenteou e começou um negócio de venda de "foldboats."

Competição do caiaque

Em 1936, as competições de caiaque primeiros foram realizados na Alemanha e na França, que tinha grande interesse nestes barcos. Caiaque clubes começaram a surgir, seguido de competições de águas brancas nas montanhas da Europa. Corrida flatwater caiaque foi introduzido como um esporte olímpico nos Jogos de Berlim 1936.

Caiaques modernos

Com a introdução de fibra de vidro em 1950, o design, a forma e as funções de caiaques sofreu mudanças drásticas. Isto foi seguido pela introdução de plástico rotomolded, o último degrau para os caiaques de hoje, que são feitas a partir de materiais, incluindo fibras de vidro, Kevlar, fibra de carbono e polietileno. Estes materiais têm permitido um design mais elegante para melhorar a fluidez do movimento para caiaques como eles viajam através da água.

Aumentando a versatilidade

Com a introdução destes novos materiais, a funcionalidade ea versatilidade de caiaques expandidas, permitindo recursos como um assento acoplável para um piloto para ser capaz de sentar-se na parte superior para a pesca de caiaque. Hoje existem caiaques infláveis, bem como caiaques adequados para operações militares.