A História de Wakeboarding

A História de Wakeboarding


Wakeboarding como um esporte de água é feito tanto de forma competitiva e como uma atividade recreativa. O esporte evoluiu no final do século 20 a partir de uma combinação de técnicas de surf, snowboard e esqui aquático. Não há origem singular de wakeboard. Uma grande variedade de figuras, organizações e eventos contribuíram para a criação do esporte e crescimento em 1980 e 1990.

Origens

Em 1985, quando o surf há muito tempo estabeleceu a sua popularidade como um esporte de água na Califórnia, uma variação surgiu em que os surfistas montou suas pranchas enquanto rebocado por um barco segurando uma corda de esqui. San Diego-área surfista Tony Finn desenvolveu um surf híbrido e tábua de esqui aquático, apelidado de "Skurfer", que devido ao seu menor tamanho permitido para mais manobrabilidade em ondas enquanto era rebocado. Jimmy Redmon de Austin, Texas desenvolveu as primeiras tiras de pé para pranchas de surf e skurfers, permitindo que os pilotos para executar truques aéreos anteriormente impossível em surf.

A Primeira Wakeboard

Apesar do aumento da popularidade de skurfing no início de 1990, o desenvolvimento tecnológico do esporte estagnou. O dinamismo da skurfers no momento impediu os pilotos menos experientes de realizar partidas de águas profundas. Tudo isso mudou quando Herb O'Brien, então proprietário da HO Esportes Aquáticos, Inc., desenvolveu o primeiro, o conselho neutro-flutuabilidade moldado por compressão, o que permitiu águas profundas começa para os pilotos de todas as idades e níveis de experiência. Os historiadores consideram geralmente board "Hyperlite" de O'Brien como o primeiro wakeboard verdadeiro eo grande avanço para o esporte.

Avanços tecnológicos

O processo de fabricação de moldagem por compressão de wakeboard permitiu refinamentos no início de 1990. O'Brien modificado seu projeto wakeboard original, dando a bordo de uma forma mais estreita para permitir a escultura slalom-like através da água e distinguir ainda mais a sua aparência de que de uma prancha. Redmon desenvolveu o wakeboard "ponta dupla", que redesenhou significativamente a aparência da placa com a sua menor, a forma mais simétrica e aletas em cada extremidade, o que permite maior flexibilidade na performance. A placa de ponta dupla, eventualmente, se estabeleceu como o projeto padrão para pranchas de wakeboard.

O crescimento em popularidade

Redmon fundou a Associação Mundial de Wakeboard em 1990 para criar um órgão para o esporte. Em 1992, a agência de promoção de esporte com sede na Flórida World Sports e Marketing criou a primeira competição de wakeboard em todo o país, conhecido como o Pro Wakeboard Tour. As competições ganhou exposição maciça com sua cobertura na ESPN e ESPN2. Para dar conta subseqüente explosão nacional do esporte em popularidade, World Publications lançou Revista wakeboard em 1993. O esporte cresceu ainda mais como uma competição profissional no final de 1990, com o X-Games da ESPN introduzindo wakeboarding pela primeira vez em 1996 eo Wakeboard World Series Cup tornando-se o primeiro evento internacional em 1998.

Significado

Finn, co-proprietário de Wakeboard Liquid Force, continua a ser um embaixador e líder influente do esporte após ter contribuído para as suas origens na década de 1980. Wakeboarders profissionais continuar a competir nos X-Games, Pro Wakeboard Tour e Copa do Mundo de Wakeboard, e considere ganhar os eventos a jóia da coroa do esporte. Wakeboarding no século 21 continua a ser popular como um esporte de lazer para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade.