A Fisiologia do Exercício e Consumo de Oxigênio

A Fisiologia do Exercício e Consumo de Oxigênio


O oxigénio é o recurso mais crítico para a capacidade do corpo humano para funcionar. Processadas através do sistema respiratório e difundido através do sangue, o oxigênio permite que o corpo para converter combustíveis alimentos em ATP, uma molécula de energia produzida milhões de vezes por dia em cada célula do corpo. O sistema do corpo que transporta este componente crítico para a respiração celular é o sistema cardiovascular, e, em conjunto com o sistema respiratório, o consumo de oxigénio durante o exercício e repouso torna-se possível. A fisiologia desta interação se estende por todo o corpo.

Trifosfato de adenosina

O trifosfato de adenosina, vulgarmente designado por ATP, é uma molécula que actua como uma fonte de energia para as células. ATP consiste de um quadro de carbono e três fosfatos, e é produzido nas mitocôndrias a partir do metabolismo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono. Uma vez que o fosfato é removido a partir de uma molécula de ATP, até 7,3 quilocalorias por mole de energia são libertados para o uso pela célula. O processo de produção de ATP na presença de oxigénio como aceitador de electrões oxidativo é conhecido como a respiração celular aeróbia. Uma vez que uma molécula de ATP é usado, torna-se difosfato de adenosina, que tem menos um fosfato, o qual é reciclado nas mitocôndrias para ser re-ligado e reutilizado pela célula para a energia mais uma vez.

A respiração aeróbica

Tendo em oxigénio presente durante a respiração celular produz um subproduto conhecido como piruvato, que é o estado final durante a glicólise, a conversão de ATP em quilocalorias de energia. Esta respiração aeróbia é o oxigénio, porque facilita a conversão, e é extremamente eficiente. A respiração aeróbica ocorre principalmente quando o corpo está em repouso, e quando você se exercita levemente. Se você pode controlar a sua respiração, é uma boa aposta que você está produzindo ATP aerobicamente uso de oxigênio. A quantidade máxima de oxigénio que podem ser transportados e utilizados pelas células é conhecida como o seu VO2 máximo.

Respiração sem oxigênio

Além metabolismo aeróbico, ainda há um método de produção de ATP sem a presença de oxigênio conhecido como respiração anaeróbica. Respiração anaeróbica produz ATP, sem a presença de oxigénio, o que produz diferentes subprodutos. O ATP produzido utiliza um processo muito mais complexo, que é muito menos eficaz do que a respiração aeróbica. A rápida disponibilidade de energia em um estado anaeróbio é possibilitada pelas lojas de ATP nas células musculares e outras fontes de energia anaeróbicas, como fosfato e glicólise. No entanto, estes sistemas não re-sintetizar ATP bem o suficiente para combinar com a eficiência do sistema aeróbico de síntese de ATP.

Oxigênio Use em Fitness

Dependendo do nível de aptidão você conseguir através do exercício, a quantidade de esforço que você pode sofrer antes de chegar a seu VO2 máximo difere significativamente. Se você fortalecer o sistema cardiovascular através de exercícios regulares e freqüentes exercícios intensos que o empurra para cima o seu limiar aeróbio, você vai ser capaz de empurrar-se mais antes de se sentir cansado. Fortalecer seu sistema cardiovascular transporta mais quando você parar de se exercitar, bem como, uma vez que o seu coração e os pulmões terá que trabalhar menos duro para bombear o sangue através de seu corpo e repor as suas células. Fitness é uma ótima maneira de aumentar a saúde dos sistemas fisiológicos envolvidos no consumo de oxigênio pelo organismo.