Yucatan Peninsula Fact Sheet

Yucatan Peninsula Fact Sheet


A península de Yucatán separa o Mar do Caribe e do Golfo do México, na parte sul do México. Três estados federais compartilhar a área: Yucatán, Campeche e Quintana Roo. Partes de Belize e Guatemala também estão localizados na península. A cidade de Cancun está localizado no sudeste do Yucatán, no estado de Quintana Roo, juntamente com a maioria dos hotéis e indústria de turismo.

Clima, Geologia e Praias

A península de Yucatán é um planalto calcário com grande caverna e sistemas sinkhole. As praias da península consistem de calcário erodida, o que torna uma areia fina e branca. A maior parte da costa é a praia de areia, com manguezais e falésias calcárias. Para o norte da península, no Golfo do México, a teoria Alvarez posiciona a cratera de impacto do evento que desencadeou a extinção dos dinossauros.

A península tem um clima tropical, com temperaturas médias anuais em torno de 80 graus F, e pouca variação. Ocasionalmente, furacões devastam a área. A península de Yucatán é difícil de cultivar. O solo é escassa e as chuvas, enquanto torrencial, logo foge. O recurso de água doce só nos tempos maias foram os cenotes, ou buracos, que pontilham a área.

História

A civilização maia começou por volta de 2500 aC na península de Yucatán. Entre 300 e 900 dC, várias cidades foram construídas em torno da região. Em 987, os toltecas chegaram, misturado com a Maya, e eventualmente passou a dominar.

Cultura maia foi organizada em cidades-estados, que travou uma guerra contra o outro. Depois de dominar com sucesso as outras cidades, a cidade de Mayapan ea tribo Cocom veio para governar a área até meados do século 13, quando a maioria das cidades foram abandonadas, provavelmente devido a colheitas falhando. Os exploradores espanhóis chegaram em 1511, depois de várias tentativas conquistando a península em 1537. Mais de 30 conventos franciscanos foram construídos para o uso de missionários, convertendo os indígenas ao catolicismo.

Diversas rebeliões seguiu o tratamento duro dos índios, mas todos foram reprimidos. Quando o México foi libertada a partir de Espanha, a península Yucatán foi feita inicialmente uma área independente dentro do México, se transformou em estados mexicanos durante a primeira metade do século 19. Os primeiros anos de existência do estado viu vários conflitos, não apenas federalista-centralistas e liberal-conservador, mas também rebeliões indígenas. A última rebelião foi, em 1937, o que levou o governo federal a promulgar extensa reforma agrária, a concessão de índios terras comunais.

O desenvolvimento econômico tem sido irregular nos três estados. A indústria do turismo tem trazido um crescimento econômico de Quintana Roo, onde está concentrado na cidade de Cancun.

Hotéis, Turismo e Transportes

Voos para a península de Yucatán chegar não só do México, mas também dos Estados Unidos e vários destinos na Europa, principalmente no aeroporto internacional de Cancún. Há também aeroportos internacionais em Mérida, Cozumel e Chetumal; e um aeroporto nacional em Campeche.

A partir de Cancún, uma estrada com portagem com quatro pistas cruza a península e passa por Mérida em direção ao estado de Campeche. Há sete cabines de pedágio e controles de segurança nas fronteiras estaduais. A maioria dos quartos de hotel na área estão localizados em Cancún e Cozumel, no estado de Quintana Roo, que desde o desenvolvimento turístico começou na década de 1970 tornou-se um importante destino de viagem com um aeroporto internacional.

Campeche

O estado de Campeche, provavelmente, é nomeado para as palavras maias significa "cobra" e "tiques". A capital do estado é Campeche, e tornou-se um estado mexicano em 1862. O estado abrange uma área de 21.926 milhas quadradas, tornando-o o mesmo tamanho do Estado americano de Iowa. Campeche tem 252 milhas de costa e inclui a Isla del Carmen, Jaina, Triángulo, e Cayo Arcas.

As montanhas de Campeche estão em partes do norte e leste do estado, com uma planície que se estende para o sul. Existem vários pequenos lagos, além de os cenotes onipresentes, e muitas lagoas ao longo da costa, bem como vários rios. O estado tem cerca de 600, 000 habitantes, 85 por cento dos que têm o espanhol como sua primeira língua, a primeira língua do resto sendo maia. A maioria das pessoas são católicos romanos.

Estado Yucatán

A Yucatán tornou-se um estado mexicano em 1824. Sua capital é Mérida. O estado tem uma área de 16.749 milhas quadradas. Geograficamente, consiste principalmente de planícies, sentado em uma cama calcário crivada de buracos e lagos subterrâneos. A costa tem praias de areia branca longa e florestas de mangue. Pequenas áreas de floresta tropical pode ser encontrada na fronteira com a Campeche.

O estado de Yucatán tem uma população de cerca de 1,6 milhões. A maioria das pessoas têm o espanhol como sua primeira língua, com cerca de 37 por cento falando línguas nativas. Setenta e cinco por cento da população é católica romana. A economia do estado está focada em serviços, processamento de alimentos e têxteis. Existem algumas fábricas de montagem de propriedade de empresas norte-americanas.

A capital do estado de Mérida foi construída em cima de antigas ruínas maias. Pedras maias foram utilizados na construção da catedral.

Quintana Roo

O estado mexicano de Quintana Roo foi separado de Yucatán e transformado em um estado autônomo em 1931. Situa-se na parte mais oriental da península de Yucatán. O estado abrange 16.228 milhas quadradas. A capital é Chetumal. Há appoximately 900, 000 pessoas que vivem no estado, sendo a maioria de língua espanhola, com cerca de 23 por cento de língua maia e outras línguas nativas. Cerca de 63 por cento da população são católicos romanos.

A geografia é geralmente plana, com a parte sudoeste do estado subindo 660 pés acima do mar. O litoral é longa e tem praias de areia branca, e um recife de coral. O litoral tem várias lagoas, e no interior existem cavernas e sumidouros conhecidas como cenotes.

A indústria é dominada pelo turismo, que é a fonte de cerca de 90 por cento da atividade econômica do Estado. Entre 25 e 28 por cento de todo o turismo mexicano vai para Cancún.

Natureza e Agricultura

A parte oriental da península de Yucatan é seco, com pouca vegetação. Na parte ocidental, há alguma floresta tropical em Campeche, incluindo a Reserva da Biosfera Calakmul, com cerca de 400 onças. As árvores mais comuns são de cedro, ceiba, Pich e poak árvores. Animais são comuns são tamanduás, porcos-espinhos e guaxinins. Pumas, onças e macacos de cauda longa pode ser encontrada nas áreas de floresta tropical. Papagaios, araras, cardeais e passarinhos são pássaros comuns.

Além da floresta, há quatro ecossistemas diferentes na península de Yucatán: florestas, savanas, manguezais e recifes. Na floresta, as árvores mais comuns são de mogno, cedros, rosewoods indiano do leste e palmeiras. Os animais mais comuns são tamanduás, macacos-aranha, veados de cauda branca, e um tipo de cão chamado tepezcuintles. Aves comuns são perus, papagaios, pombos e rouxinóis.

Nas savanas mais secas, a vegetação é pastagens e arbustos. Os manguezais são encontrados ao longo da costa, com anfíbio animais ou aquáticas, como garças, pelicanos, patos, peixes-boi e jacarés. O recife calcário é um ecossistema marítimo, com vários peixes e coral. A maior parte da península é muito cultivada. As principais culturas são o milho, feijão, sorgo, laranjas, mangas e limões. Pecuária principal é gado, porcos e cavalos. Devido à fruticultura, a península de Yucatán é um fornecedor de mel.

Ao longo da costa, a pesca é importante. Principais capturas são o mar baixo, polvos e tubarões.