Tipos de vinho tinto seco

Os vinhos tintos vêm em muitos estilos diferentes, a diferenciação mais óbvia é seco e doce. A secura ou doçura de um vinho depende do seu nível de açúcar residual. A grande maioria dos vinhos tintos disponíveis estão secos, o que significa que têm pouco ou nenhum açúcar. Seria quase impossível criar uma listagem completa de todos os tipos de vinho tinto seco, mas as categorias básicas são fáceis de definir.

Reds franceses clássicos

Muitos dos mais famosos e conceituados vinhos tintos secos do mundo vêm da França, ea maioria dos que vêm de três grandes regiões: Bordeaux, Borgonha e do Vale do Rhone. Bordeaux vinhos tintos são misturas de várias uvas, principalmente cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc. Os vinhos tintos da Borgonha são feitas exclusivamente a partir de pinot noir. No norte do Rhone, os vinhos tintos são feitos de syrah, enquanto os vinhos do sul Rhone podem ser misturas de até 13 uvas - como o famoso Chateauneuf-du-Pape -, mas são essencialmente produzidos a partir de grenache. O melhor dos vinhos destas regiões são extraordinariamente complexas e tendem a envelhecer bem.

Outros Velho Mundo Reds

Itália cria muitas bem conhecidas vinhos tintos secos em duas regiões principais: Piemonte e Toscana. A principal uva sangiovese toscana é, que produz o Chianti onipresente, bem como a mais refinada Brunello di Montalcino. Quando o vinho sangiovese é misturado com vinho a partir de uvas não italianos, os vinhos são apelidados de "Super Toscanos" e geralmente são vinhos de alta qualidade e preços elevados. No Piemonte, o rei de todas as uvas é nebbiolo, que produz vinhos tintos tais ilustres como Barolo e Barbaresco, vinhos mais complexos e robustos da Itália feitas por muito tempo o envelhecimento. Espanha produz alguns tintos de alta qualidade da uva tempranillo, incluindo vinhos notáveis ​​da Rioja e Priorat.

Novos Reds mundo

Países de todo o mundo têm saltou para o jogo de vinificação, muitos com grande sucesso na produção de vinhos tintos secos. Na Califórnia, Napa Valley produz tintos dominadas por cabernet sauvignon que rivalizam com a qualidade de seus primos franceses clássicos. Califórnia também é conhecido como país zinfandel, um dos poucos lugares no mundo onde uva que é capaz de florescer. A Austrália é famosa pela sua produção shiraz qualidade, enquanto seu vizinho New Zealand está produzindo melhor pinot noir a cada ano. Argentina está fazendo um nome para si mesmo com seus vinhos Malbec. Em geral, os vinhos do novo mundo são fruitier no estilo do que suas contrapartes do velho mundo e são mais acessíveis sem envelhecimento significativo.

Incomuns Reds secas

Afora esses vermelhos básicos, mantenha-se atento para alguns, vinhos incomuns Emergentes. África do Sul criou uma uva a partir de um cruzamento de pinot noir e cinsault, chamado de "Pinotage." Desde pinot noir quase nunca é misturado, este vinho é interessante na medida em que dá bebedores a oportunidade de experimentar um novo lado de pinot. Outro vinho tinto seco incomum vem da região do Vêneto, na Itália: Amarone. Este vinho é feito de uvas que foram secas, ou raisinated, através de um processo chamado appassimento. Eles são, então, se transformou em um vinho que tem um sabor amargo concentrada.