Tipos de grama nas montanhas dos Andes

Tipos de grama nas montanhas dos Andes


Englobando muitas elevações e tipos de solo, a Cordilheira dos Andes são um ambiente diverso para a vida vegetal. A grama é prevalente apenas em certas partes da cadeia de montanha, que corre ao longo da costa oeste da América do Sul. Em "A paisagem física da América do Sul", Thomas Veblen escreve que pastagens andinas "tendem a ser encontrados em solos de grão mais finos." Juntas, estas pastagens deter mais de 500 gêneros. Nomes Veblen Poaceae da família mais comum de gramíneas em altitudes altas e baixas, e Poa, Festuca e Calamagrostis como três de seus gêneros mais comuns.

Poa

No "Dicionário CRC World of Gramas", Umberto Quattrocchi descreve como Poa anual ou perene, geralmente plana, e muitas vezes pequeno e delicado. Michael A. Mares, autor do livro "Enciclopédia dos Desertos", enumera gymnantha Poa como um tipo de grama particularmente comum para a estepe andino.

Festuca

De acordo com Quattrocchi, Festuceae são gramíneas perenes tufados. Mares descreve Festuca tão comum em ambos os Andes altos, onde espécies como Sublimis Festuca se adaptaram a condições áridas e nas estepes, onde espécies como Festuca gracillina podem ser encontradas.

Calamagrostis

Calamagrostis, mais comumente conhecido como "Pampas grama", é descrito como um junco, grama tufos. Calamagrostis jubata é uma dessas espécies, uma planta robusta que, de acordo com Quattrocchi, produz muitas sementes e cresce facilmente no solo nu, rochoso, como se pôde encontrar em uma encosta de montanha. O crescimento de C. jubata ajuda a erosão do solo controle. Outra espécie, em particular para os Andes elevados, é Calamagrostis lingulata.