Tipos de doces Vinhos de sobremesa

Tipos de doces Vinhos de sobremesa


Enquanto a maioria dos tipos de vinho pode ser emparelhado com sobremesas, vinhos de sobremesa, por causa de seu sabor doce, são projetados especificamente para realçar o sabor de pratos doces. Existem inúmeras opções de vinhos após o jantar que são perfeitos para beber com a sua sobremesa.

Vinhos fortificados

Vinhos fortificados são vinhos que foram fortificados com aguardente antes de o processo de fermentação foi concluída. Isso resulta em uma prova de vinhos mais doce com um teor de álcool superior. Madeira, xerez e porto são exemplos comuns.

Vinhos de gelo

Vinhos de gelo são adicionados por congelação artificialmente as uvas usadas para fazer o vinho, o que resulta num gosto mais concentrada, doce, bem como um conteúdo de álcool mais elevado. Vinhos de gelo são produzidos principalmente na Alemanha e Canadá. Devido ao processo muitas vezes penoso envolvido em fazer vinho do gelo, é mais caro e menos comum do que outros tipos de vinhos de sobremesa.

Vinhos final da colheita

Vinhos colheita tardia são tipicamente feito com uvas que foram infectadas com o molde de Botrytis. Conhecida como a "podridão nobre" Botrytis provoca a murchar uvas, produzindo, um doce sabor extremamente concentrado. As uvas são muitas vezes colhidos em momentos precisos do ano, usualmente mais tarde do que o tempo normal de colheita, a fim de assegurar um paladar doce superior. Vinhos de sobremesa nesta categoria incluem Sauternes franceses e Rieslings alemães.